Terça-feira, 9 de agosto de 2022 - 15h48

Buscando manter a eficiência e agilidade nas respostas, a Prefeitura de Porto Velho investe na desburocratização do licenciamento de obras e tecnologia. O investimento possibilita o avanço no setor da construção civil em Porto Velho.
Como resultado disso, dados da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur) indicam que de janeiro a julho de 2022, foram expedidas 380 licenças de construções. Desse total, 249 habite-se também já foram expedidas. Para o secretário adjunto da Semur, Gustavo Nobre, a atual gestão prioriza a desburocratização aliada à segurança jurídica dos atos administrativos.
“Isso significa que 249 obras foram efetivamente finalizadas. Para isso, é necessário estarmos atentos às demandas da população e do pequeno, médio construtor e a indústria da construção civil. Os números demonstram que o município de Porto Velho está fazendo o dever de casa”, afirma.
Isso se reflete na evolução do setor entre 2017 a 2022. Somente este ano mais de mil processos de licenciamento de obras já foram protocolados junto à Semur. “Ainda existem os processos que não foram finalizados e que, em breve, vão aumentar esses números”, comentou o secretário da Semur.
Gustavo Nobre, secretário adjunto da SemurNOVAS LEIS
Para adequar o município à nova realidade de 2022, a Prefeitura investe em novas minutas legislativas que estão sendo elaboradas. Além disso, a gestão está atenta ao que acontece de novidade pelo Brasil afora, com técnicos da Semur acompanhando de perto as mudanças em outros municípios da federação. O feedback é a evolução do cronograma e a efetiva desburocratização de todo o processo de licenciamento de obras no município de Porto Velho.
TECNOLOGIA
Novas ferramentas tecnológicas também estão ajudando na eficiência e agilidade dos trabalhos. Uma delas é o e-TCDF, desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal e adotada pela Prefeitura por meio de termo de cooperação técnica, em fevereiro de 2021.
A Semur foi a primeira secretaria de Porto Velho a aderir a plataforma que reduz tempo e custos nos procedimentos. Essa tecnologia permite que toda documentação para abertura de um processo seja enviada de qualquer lugar. Como resultado, somente no primeiro semestre de 2022, mais de 4 mil processos tramitaram pela pasta utilizando o e-TCDF.
Para fazer a emissão de documentos e formalizar o processo, acesse a página de licenciamento de obras aqui.
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Praça CEU revitalizada e novo ônibus ampliam acesso ao lazer em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho realizou nesta terça-feira (31), na Praça CEU, a entrega de dois importantes investimentos voltados ao fortalecimento

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada de Santo Antônio
Morador da região há mais de 20 anos, Romário Botelho acompanhou de perto, na manhã desta segunda-feira (30), os serviços finais da ponte sobre o igar

Crianças recebem ação nas escolas e convite para a Páscoa no Parque em Porto Velho
Com a aproximação da Páscoa, o clima de celebração já começa a tomar conta de Porto Velho. Para levar esse espírito às crianças e convidar as famílias

Skate Park entra em nova fase com obras e projetos de expansão
Desde o dia 26 de janeiro, o Skate Park vem passando por uma série de intervenções estruturais e melhorias, com o objetivo de qualificar o espaço e am
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)