Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Desenvolvimento sustentável em Vilhena é modelo


O governador Ivo Cassol, acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental, Augustinho Pastore, visitou na manhã deste sábado (08/12) a Fazenda Batista, de propriedade do empresário Moacir Batista, tida como padrão de manejo e reflorestamento no estado de Rondônia.

A fazenda está localizada no quilômetro 680 da BR-364, próximo a Vilhena, com 1.600 hectares de área total, sendo que em 650 hectares foram plantadas, a partir de dezembro de 2005, mudas de eucalipto e nos 200 hectares restantes mudas de pinus. Ao total são cerca de um milhão e quinhentas mil árvores plantadas na propriedade, que em breve estarão prontas para corte.

Segundo o proprietário, Moacir Batista, o reflorestamento é altamente rentável, com retorno certo em praticamente no mesmo tempo da pecuária, e mercado aberto para comercialização. “No reflorestamento nós fechamos praticamente toda a cadeia produtiva: geramos empregos e impostos no plantio, preservamos o meio-ambiente com a formação da floresta e temos grande retorno, pois o mercado busca madeira certificada, de maior qualidade e preço, além da celulose para a fabricação de papel”, disse.

A implantação de uma fábrica de beneficiamento de madeira para produção de pasta de celulose é o próximo passo do grupo empresarial. Mesmo sem a instalação da fábrica já existem planos de exportar a produção local de celulose, uma vez que o mercado interno e externo precisam desta matéria prima.

O governador Ivo Cassol parabenizou o empresário, dizendo que “é deste tipo de iniciativa que Rondônia precisa. Mesmo sem receber um tostão de financiamento federal, embora tenha apresentando projeto e toda documentação necessária, o Moacir investiu por conta própria por acreditar na nossa administração. Agora vai começar a colher os frutos de um brilhante trabalho”. Cassol referia-se aos dois milhões de reais que o Governo Federal tem disponível para financiamento de projetos de reflorestamento, mas que estranhamente não estão sendo liberados aos interessados.

Além do lucro futuro com a comercialização de madeira e pasta de celulose, o empresário já está recuperando o investimento de cerca de dois milhões de reais com a venda de créditos florestais para madeireiros que não tem capacidade de reflorestar áreas desmatadas. Esta operação de créditos florestais é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam.

Os deputados estaduais Luiz Goebbel e Ezequiel Neiva acompanharam o governador na visita à Fazenda Batista.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)