Sábado, 16 de fevereiro de 2013 - 09h05
Enquanto sojicultores de Rondônia já iniciaram a colheita da safra deste ano, a Embrapa se antecipa e inicia os dias de campo de soja para apresentar diversas opções de cultivares desenvolvidas pela Embrapa, contribuindo com o produtor para o planejamento da safra 2013/2014. Os eventos começam no dia 20 de fevereiro e terminam no dia 14 de março e serão realizados nas cinco unidades demonstrativas (UD’s) instaladas em Vilhena, Cerejeiras, Castanheiras, Porto Velho e Ariquemes.
O primeiro dia de campo será em Vilhena, no dia 20 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 8h30, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, localizado na BR-364, Km 6. Vilhena possui a maior área de produção de soja do estado e conta com alto nível tecnológico em suas lavouras.
Nos dias de campo serão apresentadas cultivares de soja convencional de alta qualidade e produtividade, com características agronômicas adequadas às necessidades dos sojicultores rondonienses, proporcionando diferentes opções de escolha para a semeadura.
Estes eventos fazem parte de um projeto da Embrapa que tem como objetivo a promoção de cultivares de soja da Empresa, visando ampliar a opção de variedades para os produtores de soja de Rondônia. “As Unidades Demonstrativas possibilitam aos produtores e técnicos conhecerem o potencial produtivo, o desempenho de determinada variedade em uma região, contribuindo para a escolha da cultivar que melhor se adapte à sua região e ao seu sistema de produção”, informa o engenheiro agrônomo Frederico Botelho.
Os dias de campo são uma realização da Embrapa e parceiros.
Confira algumas das cultivares de soja que serão apresentadas nos dias de campo:
BRSMG 752S: Ciclo precoce, de crescimento indeterminado. Variedade ideal para o plantio da segunda safra. Boa tolerância à chuva na colheita.
BRSMG 810C: Crescimento determinado e ciclo de 112 dias. Resistente ao Nematoide de Cisto (raças 1 e 3) e M. javanica.
BRSGO 7960: Ciclo semi-precoce com 110 dias. Hábito determinado com alto potencial produtivo para seu ciclo.
BRSGO 8360: Ciclo médio de 115 dias e de crescimento indeterminado. Resistente ao Nematoide de Galhas (M. javanica). Ótimo potencial produtivo e estabilidade na produção com ampla adaptação.
BRS 8381: Ciclo médio de 115 dias. Tipo de crescimento semi-determinado. Planta arejada, favorecendo o controle químico de pragas e doenças. Permite plantio no cedo e tem boa tolerância à chuva na colheita.
BRS 8480: Alto vigor e sanidade radicular. Excelente potencial produtivo e boa tolerância à chuva na colheita. Excelente sanidade foliar, resistência ao acamamento e alta capacidade de engalhamento.
Confira a programação completa dos dias de campo:
Dia 20 de fevereiro – Vilhena: Campo Experimental da Embrapa Rondônia, BR-364, Km 6, às 8h30.
Dia 26 de fevereiro – Cerejeiras: Fazenda Zenatti (Sr. Darci Zenatti) Linha 5, 3º para 4º eixo, Km 6, zona rural, às 8h30.
Dia 28 de fevereiro – Castanheiras: Fazenda Maia (Sr Augusto César Maia), Linha 168 Norte, Km 17,5, Zona rural, às 8h30.
Dia 12 de março – Porto Velho: Campo experimental da Embrapa Rondônia, na BR – 364, Km 5,5, Zona rural, às 8h30.
Dia 14 de março – Ariquemes: Instituto Federal de Rondônia (IFRO), R0 – 257, Km 13, zona rural, às 8h30.
Fonte: Renata Silva
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n