Quinta-feira, 1 de dezembro de 2011 - 11h16
A Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lança nesta sexta-feira, dia 2, a partir das 8 horas, os programas Soja Livre e Boas Práticas Agropecuárias, no auditório da Unidade, em Porto Velho. A programação do evento inclui apresentações sobre “Cultivo da soja e as pastagens em Rondônia”, “Programa Soja Livre”, “Programa Boas Práticas Agropecuárias”, “Desafios da pecuária de corte sob a perspectiva de um produtor rural”, “BPA e Soja Livre – Inovação e sustentabilidade”, além de uma visita à Unidade Demonstrativa de soja livre no campo experimental da Embrapa Rondônia, prevista para às 11 horas da manhã.
Participam do evento o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), César Borges; o diretor técnico da Abrange, Ivan Paghi; coordenador do Programa Boas Práticas Agropecuárias e pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), Ezequiel Rodrigues do Valle; pesquisador da Embrapa Rondônia, que trabalha no Campo Experimental de Vilhena, Vicente Godinho; o pesquisador da Embrapa Soja (Londrina/PR), que atua no Campo Experimental de Vilhena, Rodrigo Luis Brogin. Várias autoridades e produtores rurais estão convidados para participar do lançamento dos programas.
Programa Soja Livre
Através do Programa Soja Livre, a Embrapa está implantando Unidades Demonstrativas (UD’s) em Porto Velho, Vilhena, Cerejeiras, Ariquemes, Colorado do Oeste e Castanheiras para avaliar o potencial produtivo de 23 cultivares convencionais, ou seja, a soja livre. A finalidade é que, nas próximas safras, os produtores rurais que cultivam soja em Rondônia tenham mais opções de escolha de cultivares não geneticamente modificadas (Não-GM) para cultivo.
As UD’s estão sendo semeadas em duas épocas, com um intervalo médio de 15 dias entre a primeira e a segunda semeadura. As cultivares de soja livre serão apresentadas aos produtores rurais do Estado, no início de 2012. A iniciativa de implantar o Programa Soja Livre em Rondônia é resultado da parceria entre Embrapa, Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange) e Associação dos Produtores de Soja de Rondônia (Aprosoja/RO). A Boa Safra Produtos Agropecuários, o Grupo AMaggi, a Sementes Quati e o Instituto Federal de Rondônia também são parceiros da iniciativa.
Boas Práticas Agropecuárias
Tendo em vista tornar os sistemas de produção de carne mais rentáveis e competitivos em Rondônia, assegurando a oferta de alimentos seguros, provenientes de sistemas de produção sustentáveis, a Embrapa Rondônia e a Federação da Agricultura do Estado (Faperon) articulam a implantação do Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) para Bovinos de Corte.
O BPA é um conjunto de normas e procedimentos a serem observados pelos produtores rurais. Trata-se de uma adequação do programa Globalgap, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), à realidade brasileira. No país, é liderado pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Além de buscar o aumento da produção e da produtividade, a tecnologia também está relacionada à sustentabilidade ambiental. As propriedades que adotarem as boas práticas terão que respeitar as leis ambientais, as áreas de preservação permanente e as regras quanto ao uso correto de agroquímicos.
Três propriedades já foram indicadas como modelos para a implantação das boas práticas e capacitação dos multiplicadores. Uma delas em Candeias do Jamari, próximo a Porto Velho; outra em São Francisco do Guaporé, a 600 quilômetros da capital, e a terceira, que ainda será definida, localizada em Vilhena, no Sul do Estado.
Fonte: Kadijah Suleiman / Embrapa Rondônia
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con
Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi