Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Embrapa Rondônia lança programas Soja Livre


A Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lança nesta sexta-feira, dia 2, a partir das 8 horas, os programas Soja Livre e Boas Práticas Agropecuárias, no auditório da Unidade, em Porto Velho. A programação do evento inclui apresentações sobre “Cultivo da soja e as pastagens em Rondônia”, “Programa Soja Livre”, “Programa Boas Práticas Agropecuárias”, “Desafios da pecuária de corte sob a perspectiva de um produtor rural”, “BPA e Soja Livre –Embrapa Rondônia lança programas Soja Livre - Gente de Opinião Inovação e sustentabilidade”, além de uma visita à Unidade Demonstrativa de soja livre no campo experimental da Embrapa Rondônia, prevista para às 11 horas da manhã.

Participam do evento o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), César Borges; o diretor técnico da Abrange, Ivan Paghi; coordenador do Programa Boas Práticas Agropecuárias e pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), Ezequiel Rodrigues do Valle; pesquisador da Embrapa Rondônia, que trabalha no Campo Experimental de Vilhena, Vicente Godinho; o pesquisador da Embrapa Soja (Londrina/PR), que atua no Campo Experimental de Vilhena, Rodrigo Luis Brogin. Várias autoridades e produtores rurais estão convidados para participar do lançamento dos programas.

Programa Soja Livre

Através do Programa Soja Livre, a Embrapa está implantando Unidades Demonstrativas (UD’s) em Porto Velho, Vilhena, Cerejeiras, Ariquemes, Colorado do Oeste e Castanheiras para avaliar o potencial produtivo de 23 cultivares convencionais, ou seja, a soja livre. A finalidade é que, nas próximas safras, os produtores rurais que cultivam soja em Rondônia tenham mais opções de escolha de cultivares não geneticamente modificadas (Não-GM) para cultivo.

As UD’s estão sendo semeadas em duas épocas, com um intervalo médio de 15 dias entre a primeira e a segunda semeadura. As cultivares de soja livre serão apresentadas aos produtores rurais do Estado, no início de 2012. A iniciativa de implantar o Programa Soja Livre em Rondônia é resultado da parceria entre Embrapa, Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange) e Associação dos Produtores de Soja de Rondônia (Aprosoja/RO). A Boa Safra Produtos Agropecuários, o Grupo AMaggi, a Sementes Quati e o Instituto Federal de Rondônia também são parceiros da iniciativa.

Boas Práticas Agropecuárias

Tendo em vista tornar os sistemas de produção de carne mais rentáveis e competitivos em Rondônia, assegurando a oferta de alimentos seguros, provenientes de sistemas de produção sustentáveis, a Embrapa Rondônia e a Federação da Agricultura do Estado (Faperon) articulam a implantação do Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) para Bovinos de Corte.

O BPA é um conjunto de normas e procedimentos a serem observados pelos produtores rurais. Trata-se de uma adequação do programa Globalgap, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), à realidade brasileira. No país, é liderado pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Além de buscar o aumento da produção e da produtividade, a tecnologia também está relacionada à sustentabilidade ambiental. As propriedades que adotarem as boas práticas terão que respeitar as leis ambientais, as áreas de preservação permanente e as regras quanto ao uso correto de agroquímicos.

Três propriedades já foram indicadas como modelos para a implantação das boas práticas e capacitação dos multiplicadores. Uma delas em Candeias do Jamari, próximo a Porto Velho; outra em São Francisco do Guaporé, a 600 quilômetros da capital, e a terceira, que ainda será definida, localizada em Vilhena, no Sul do Estado.

Fonte: Kadijah Suleiman / Embrapa Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)