Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Emoção marca entrega de Título Já em Jaru


 

Gente de Opinião

A presença do governador, no dia do aniversário de 32 anos do município, despertou a atenção dos moradores, que dentro de poucos dias irão receber um presente especial: o documento definitivo de propriedade de seus imóveis.

“Eu esperava há mais de 15 anos por esse documento, hoje é um dia de muita alegria e de emoção”, disse o aposentado Miguel Barbosa Cordeiro, primeiro cidadão a preencher a ficha de cadastro.
 
A mesma emoção foi demonstrada pelo casal Sergio Laurentino e Eunice da Penha, primeiros a chegar ao local do cadastramento, ainda no início da madrugada. “É uma felicidade muito grande, não tem como explicar”, disse Laurentino.
 
Nesta primeira etapa do cadastramento, serão beneficiadas 1.500 famílias com a entrega imediata do título definitivo de propriedade de seus imóveis. Outras 5 mil famílias, que também já estão sendo cadastradas, deverão receber seus títulos de propriedade a partir do início de 2014.


 Gente de Opinião

A solenidade, realizada no Centro de Convenções de Jaru, teve as presenças da prefeita Sonia Cordeiro de Souza; vice-prefeito Inaldo Pedro Alves; subchefe da Casa Civil do Governo, Paulo Welton; secretário-adjunto da SEAGRI, Adilson Julio Pereira; Tomás Correia, suplente do senador Valdir Raupp.
 
Também estiveram presentes a coordenadora do programa “Título Já”, Quilvia Carvalho de Souza; secretária regional do Governo do Estado, Nádia Eulália; secretário municipal de Planejamento, Edmilso Souza; presidente da Câmara Municipal de Jaru, Josemar Figueira; promotor público Adilson Oliveira; entre outras autoridades.
 
Implantado em 2011, o “Título Já” é um programa do Governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg).
 
A meta do Governo do Estado é beneficiar mais de 100 mil famílias com a entrega do título de propriedade dos imóveis urbanos em todos os municípios rondonienses até o final de 2014.
 
Segurança
 
O aposentado Melquiades João da Silva, 87 anos de idade, morador há 12 anos do bairro Setor 7 de Jaru, ficou emocionado ao saber da entrega das escrituras, totalmente gratuita para a população de menor poder aquisivo. “Essa é a melhor coisa do mundo que podia acontecer”, disse Melquiades, que é pai de sete filhos.

Gente de Opinião

 
Maria de Oliveira, que reside há 13 anos no município, mora sozinha e ficou muito feliz com a notícia. “Tenho uma casa no Setor 4 e estou muito satisfeita por poder contar com esse programa”, afirmou. "Agora vou poder chamar minha neta para morar comigo", disse.
 
Nascida em Jaru, Nelsa Pereira Braga mora no Setor 6. Casada e mãe de dois filhos, ela pretende investir na residência assim que tiver o documento definitivo do imóvel. “É uma segurança para o morador e facilita o acesso ao crédito, por exemplo”, explicou.

Saneamento
 
Durante a cerimônia, o governador anunciou a realização das obras de saneamento, em valores superiores aos R$ 80 milhões, que irão dotar 100% dos imóveis do município com o sistema de tratamento de água e esgoto sanitário. “A licitação das obras será aberta em dezembro e a execução das obras começa no início de 2014”, disse Confúcio Moura.
 
O governador também confirmou a entrega de mais de 600 moradias populares, por parte do Governo do Estado, para famílias de Jaru. Serão 394 casas no Jardim Europa e 219 no Jardim Primavera. O Governo do Estado vai executar as obras de pavimentação asfáltica, em parceria com o município, além da ligação de água e energia elétrica. “Com essas obras, muito em breve os moradores já poderão ocupar as residências, que já estão inclusive prontas”, explicou.
 
Recentemente, o Governo do Estado, em parceria com o município, realizou a recuperação de 300 quilômetros de estradas vicinais, beneficiando centenas de produtores rurais no distrito de Tarilândia. “O governador Confúcio Moura é um municipalista, ele não governa para partidos, ele determina as obras em atendimento aos municípios e à população, e tem sido assim também com o município de Jaru”, confirmou a prefeita Sonia Cordeiro de Souza.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer

Porto Velho implementa lei para garantir inclusão de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente profissional

Porto Velho implementa lei para garantir inclusão de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente profissional

A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)