Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ene Glória intensifica campanha no interior de Rondônia


Dando prosseguimento à sua agenda de campanha, o candidato a reitor, professor-doutor Ene Glória da Silveira (30), visitou os campi da Unir em Cacoal e Ji-paraná. Na manhã de sexta-feira 24, Ene conversou com alunos de Engenharia de Produção do campus de Cacoal. Na oportunidade os acadêmicos ouviram as propostas e esclareceram dúvidas sobre a conclusão dos laboratórios e a consolidação do curso na próxima administração da instituição.

Após ouvir as reivindicações dos acadêmicos, Ene disse que em sua administração – tanto nas gestões passadas quanto na futura – não haverá, em hipótese alguma, fechamento de cursos no interior ou na capital. O candidato explicou que o boato sobre o fechamento de cursos está sendo lançado por um grupo que tenta nesta mesma eleição assumir a reitoria. “Quando fui reitor multiplicamos o número de mestre e doutores por mais de dez. Na próxima gestão a idéia é aumentar e reestruturar todos os cursos, principalmente os de engenharia e saúde, já que essas áreas serão contempladas com grande investimento por parte do governo federal, que prepara o lançamento do programa Reuni 2”, disse o reitorável.

À tarde, Ene Glória se reuniu com os acadêmicos, professores e técnicos dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis no auditório da Unir – campus de Cacoal. Na ocasião foi possível mensurar a quantidade de membros da comunidade acadêmica disposta a ouvir e discutir as ações do candidato, já que pelo menos 360 pessoas estiveram presentes. O acadêmico do curso de Direito, Adilson de Almeida, questionou o candidato sobre a possibilidade de a Unir receber cursos de pós-graduação na área de Direito. “O nosso campus é tido como um dos melhores do interior. Isso vai influenciar na hora da distribuição de investimentos em infraestrutura, corpo técnico e professores nos campi?”, indagou o acadêmico.

“Adilson, quem vai definir a quantidade de recursos para infraestrutura, corpo técnico e docente serão vocês. O propósito de minha administração é deixar que os diretores e chefes de departamentos de cada campus deliberam sobre essa questão, pois quem realmente sabe qual a verdadeira necessidade de cada campus são vocês. Na pós-graduação podemos fazer ainda melhor do que já foi feito nas minhas gestões anteriores. Quando assumi, a Unir tinha 33 professores mestres e doutores, e quando terminou meu mandato éramos mais de 360 professores titulados. Podemos fazer isso novamente e melhor, mas preciso de vocês para que isso se torne realidade. Os cursos de mestrado e doutorado são os meus xodós. Abri cinco mestrados e um doutorado quando fui reitor e quero dobrar, triplicar esses números”, disse o candidato a reitor.

Ainda na sexta-feira Ene Glória se reuniu com professores do campus de Ji-Paraná, onde expôs suas metas e objetivos. Os professores aproveitaram para falar das dificuldades que encontram com a falta de técnicos e a rotatividades de professores, pois sem os técnicos os professores teriam de assumir atividades administrativas, sendo que as mesmas prejudicam o desempenho do profissional em sala de aula.

Ene explicou que o MEC – Ministério da Educação – tem de criar um plano especial para reestruturar a universidade. “A Unir está passando por uma crise enorme. O déficit de técnicos é grande. Para se ter uma idéia, para nivelar esse número com a quantidade de cursos já existentes de forma emergencial são necessários, no mínimo, 500 profissionais. Isso só para atualizar o déficit de técnicos dos campi. Para solucionar este problema teremos que fazer grandes movimentações dentro dos ministérios, locais onde mantemos boas relações e sempre tivemos as portas abertas”.

À noite Ene Glória ainda retornou a Cacoal, onde teve oportunidade de se reunir mais uma vez com professores, técnicos e alunos dos cursos noturnos daquele campus. Mais uma vez as propostas do candidato foram debatidas e o reitorável recebeu diversas manifestações de apoio. Na segunda-feira 27, último dia de campanha, Ene Glória deverá concentrar seus esforços no campus de Porto Velho, onde sua candidatura vem crescendo e se consolidando a cada dia.


Fonte:  Dhiony Costa e Silva

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)