Sábado, 21 de janeiro de 2017 - 10h30
A Cooperativa Educacional de Vilhena – Coopevi está completando 10 anos em 2017, com uma história de união e pioneirismo protagonizada por pais cujo sonho era proporcionar aos seus filhos excelência na educação.
Quando, em 2007, esse grupo de pais se reuniu pela primeira vez, a idéia era criar uma escola que não fosse nem pública, nem privada, que pudesse ser administrada por eles, para que todo o resultado obtido fosse reinvestido na própria escola, garantindo assim um nível de educação superior ao oferecido pelo mercado na época.
Encontraram no cooperativismo o formato ideal de escola e fundaram , em Vilhena, a primeira cooperativa educacional de pais do estado de Rondônia.
“Quando começamos as incertezas eram muitas, afinal se tratava de um negócio novo, e nem todos estavam dispostos a arriscar, quiseram esperar para ver se daria certo. Mas o espírito de união e a grandeza da causa que nos uniu – a educação -, foram sempre superiores a todas as dúvidas, afinal se tratava do futuro de nossos filhos”, lembra a vice-presidente da cooperativa, Carolina Torres Frozoni.
Como os demais pais dos conselhos administrativo e fiscal, ela trabalha há 10 anos como voluntária na escola: “Hoje, ao olharmos para trás, vemos que tanto sacrifício valeu a pena. Nossos alunos estão preparados para entrar nas melhores faculdades do país”, afirma ela, usando como exemplo os próprios filhos. “Tenho duas filhas na UNICAMP e um filho na UNESP. Olho para onde estão hoje, e sinto que valeu a pena acreditar naquele sonho”.
A escola, que começou com 280 alunos, hoje, com mais de 500, atende a todos os segmentos – desde a creche ao terceiro ano do ensino médio, e adota o sistema COC de ensino, marca que tem mais de 40 anos e pertence ao grupo Pearson, maior e mais antiga empresa de educação do mundo.
“Com o investimento em cursos de capacitação e a valorização financeira dos profissionais aliado à implantação do sistema COC, vimos a melhoria da aprendizagem e dedicação dos nossos alunos, trazendo para a escola ótimos resultados em vestibulares e exames nacionais”, destaca a professora de matemática Nelci Aparecida de Campos Vieira, que está na Coopevi desde 2008.
Em 2016 a escola obteve, pelo quarto ano consecutivo, a primeira colocação no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM em sua cidade, figurando também entre os primeiros colocados do Estado.
“O nosso grande diferencial está no cooperativismo, cujos valores enriquecem ainda mais o processo de ensino-aprendizagem, e nos permite fazer alianças que dão sustentação ao trabalho da escola”, diz o presidente da Coopevi, Vilmar Saúgo, que também é diretor executivo da Sicoob Credisul, referindo-se à parceria que as duas cooperativas mantém.
Através desse convênio o Sicoob disponibiliza aos filhos de seus colaboradores e cooperados uma educação de qualidade, baseada nos valores cooperativistas, com a concessão de bolsas integrais e parciais na escola.
10 anos
Para comemorar os 10 anos de sua fundação, a cooperativa lançou uma campanha publicitária baseada nesses valores, que tem como protagonistas os próprios alunos da escola. “Convidamos os alunos que estão conosco desde o início para fazerem parte da campanha, e todos quiseram participar. Eles têm orgulho da escola que seus pais ajudaram a fundar, e consideram a Coopevi uma extensão de sua casa”, diz Carolina Frozoni.
A Campanha, que terá duração de um ano, será dividida em várias etapas, e vai resgatar a história da cooperativa, contando também a história dos ex alunos: “Queremos mostrar onde estão os alunos da primeira turma que se formou em 2007. Alguns já têm até filhos estudando conosco”, conta Frozoni, explicando que a Campanha será quase que exclusivamente digital: “Temos que falar a linguagem do nosso público, que é altamente tecnológico”.
Fonte: Coopevi
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab