Segunda-feira, 6 de março de 2017 - 17h18
Durante esta semana, toda a família escolar: alunos, pais, professores, gestores, administradores, vigias, merendeiras e faxineiras, está sendo recebida de maneira diferente na Escola Estadual de Ensino Médio Josino Brito, em Cacoal, que a partir deste agora passa a oferecer a educação integral. A Escola tem 410 alunos matriculados, mas capacidade para receber até 450. Ainda há vagas.
O projeto rondoniense “Escola do Novo Tempo” foi embasado em um modelo de sucesso implantado no Estado de Pernambuco e ampliado por todo o País através do projeto nacional “Escola da Escolha”.
Em Cacoal, durante toda esta semana, a Escola Josino Brito oferece atividades, palestras, bate-papos com toda a comunidade escolar. É uma forma de acolher todos os protagonistas desta nova fase da educação em Rondônia.
“O projeto da educação integral é audacioso, mas chegou o momento certo de colocá-lo em prática. O sucesso depende do comprometimento de todos, e é por isso que estamos unidos em prol deste projeto. É sem sombra de dúvidas a Escola do Novo Tempo”, destacou a coordenadora regional de Ensino, Marlene Ceconi.
Nesta semana de acolhimento, o estado recebe mais de 50 ex-alunos de Pernambuco, que trazem para Rondônia os exemplos de sucesso que a educação integral alcançou no País. Além disso, os jovens acolhedores vão compartilhar com toda a comunidade escolar suas experiências, motivando os alunos, os pais e os profissionais da educação em relação ao novo projeto que se inicia em Rondônia.
“Esta é uma semana de acolhimento, e estaremos aqui junto com vocês, com os alunos, com os pais, mostrando que a educação integral oferece inúmeras oportunidades aos nossos jovens. Vamos desenvolver diversas atividades junto com os alunos que vão ajudar a nortear as ações da educação, isso porque como nós vivemos essa experiência é mais fácil para transmitirmos nesta primeira semana o sucesso que podemos alcançar enquanto escola e enquanto cidadãos”, enfatizou a jovem Beatriz Santana Tavares Leandro, uma dos 56 jovens que estão em Rondônia para promover o acolhimento desta nova etapa da educação.
Nesta segunda-feira (6), todos os períodos do dia contam com atividades diferenciadas. Durante a manhã, servidores da educação estão reunidos para debater o novo projeto, conhecer a realidade dos alunos de Pernambuco e promoverem uma interação junto aos novos companheiros de trabalho.
No período vespertino, a escola recebe todos os 410 alunos já matriculados no ensino integral na Escola Josino Brito. Às 13h30 tem início a solenidade oficial de abertura do ano letivo nas Escolas do Novo Tempo. Já à noite, os pais dos alunos estão convidados para conhecer a escola e as novas diretrizes da educação no Josino Brito. Além desta segunda-feira, uma programação diferenciada, voltada par ao acolhimento da comunidade escolar, acontece durante toda a semana.
“Esta semana estamos trabalhando todos alinhados, queremos que todos se sintam bem, desde os servidores da escola, os pais e os alunos. Queremos mostrar, principalmente que o estudante é autônomo e que as escolhas certas dependem exclusivamente deles. A escola é apenas a base, oferecendo oportunidades e apontando alguns caminhos que podem ser seguidos”, destacou a gestora da escola Josino Brito, Elisabete Leonel Côrtes.
Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia
Em uma noite marcada pela valorização do empreendedorismo e do desenvolvimento local, a Câmara Municipal de Vilhena realizou no dia 22 de novembro d
Em mais um passo para promover o desenvolvimento rural no estado, o governo de Rondônia assinou a ordem de serviço (OS) para o georreferenciamento d
Parque da Cidade recebe multidão para prestigiar show do padre Alessandro Campos
O Parque da Cidade recebeu, na noite deste domingo (24), um dos maiores públicos do Natal Porto Luz desde a sua inauguração. Além da decoração, das at
O Parque da Cidade, palco do Natal Porto Luz, contará com uma programação recheada neste fim de semana. Além do espetáculo de luzes e cores da decoraç