Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Esgotamento Sanitário de Ji-Paraná: Obras serão iniciadas


Esgotamento Sanitário de Ji-Paraná: Obras serão iniciadas - Gente de Opinião

As obras para implantação do Esgotamento Sanitário de Ji-Paraná serão autorizadas na próxima sexta-feira (18), pelo Governador do Estado Marcos Rocha (PSL) e o Prefeito de Ji-Paraná Marcito Pinto (PDT), em  solenidade que contará com a presença de membros Bancada Federal e Estadual.

A solenidade registra um momento histórico para o município, uma vez que o os investimentos de mais de R$ 180 milhões, oriundos do Governo  Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é a obra pública mais importante já recebida pelo município.

Os investimentos preveem a construção de todo o sistema de coleta e tratamento de esgotamento, desde o recebimento das cargas poluentes, tratamento e a devolução da água tratada ao leito do rio Machado, no 2º distrito da cidade, em níveis ambientais aceitáveis; construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), estações de bombeamento e rede de coleta de esgoto em toda a cidade, para atender 70% dos domicílios do perímetro urbano.

A obra será executada por um consórcio composto pela empresa Construtora A Gaspar, do Rio Grande do Norte, e Pró-Aqua, de São Paulo. Ao todo serão construídos cerca de 400 quilômetros de rede de esgoto.

A obra era aguardada com grande expectativa pela população há muitos, já que a cidade possui apenas 2% de rede de esgoto. A luta pela implantação de um plano de saneamento básico, com drenagem urbana e manejo das águas pluviais na cidade, teve início ainda em 2013 quando a prefeitura elaborou todo o projeto.

O projeto de esgotamento sanitário foi elaborado pela prefeitura de Ji-Paraná e aprovado pelo Ministério das Cidades em 2017. E para isso, contou com o apoio de toda a bancada federal de Rondônia. Especialmente, dos senadores da época, senador Acir Gurgacz, Valdir Raupp (MDB) e Ivo Cassol, que articularam as adequações na fase final do projeto para aprovação.

O convênio entre a prefeitura de Ji-Paraná, o governo do Estado, a Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (CAERD), o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal foi assinado em junho do ano passado 2018.

De acordo com o senador Acir Gurgacz, que trabalhou em todas as etapas para elaboração, aprovação e implantação do projeto,  disse que esta é a maior conquista dos jiparanaenses. Um trabalho que envolveu muitas pessoas e instituições, e que trará um grande benefício para a saúde e qualidade de vida da população.

O prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT), que coordenou a elaboração do projeto na época em que era secretário de Planejamento, destaca a importância da obra para a cidade e para a qualidade vida da população. “Trabalhamos neste projeto desde 2013, quando apenas 2% do esgoto da cidade era coletado”, detalha. “Essa obra é fruto de muitas mãos. Tivemos apoio do Governo do Estado, Governo Federal e de todos os membros da bancada federal e estadual, tanto desta legislatura como da legislatura anterior”, agradeceu Marcito.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes realiza primeira reunião semanal de gestão e apresenta projetos prioritários para Porto Velho

Prefeito Léo Moraes realiza primeira reunião semanal de gestão e apresenta projetos prioritários para Porto Velho

Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de

CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste

CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste

Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta

Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos em Porto Velho

Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes​, ​sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho

Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)