Sábado, 15 de fevereiro de 2014 - 21h08
O governo estadual iniciou neste sábado (15-02) a abertura de uma estrada para tirar do isolamento das cidades de Nova Mamoré e Guajará-Mirim. A rota alternativa que está sendo construída pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) liga o distrito de Nova Dimensão, em Nova Mamoré, até o distrito de União Bandeirantes, pertencente a Porto Velho e localizado a 160 km da Capital, na região de Jacy-Paraná.
O diretor-geral do DER, engenheiro Lucio Mosquini, explica que o trajeto existente entre os distritos de Nova Dimensão e União Bandeirantes tem cerca de 90 km de extensão, sendo que a maioria do trecho é semelhante a um carreador construído por fazendeiros para o deslocamento de bois. A estrada está sendo construída porque a BR-425, única via de acesso da BR-364 até Guajará e Mamoré, está alagada por causa da enchente do rio Madeira. A BR-425 foi interditada na última quarta-feira (12-02).
Mosquini explica que o prefeito de Nova Mamoré, Laerte Queiroz, pediu ajuda ao governador Confúcio Moura, indicando a possiblidade da abertura de uma estrada alternativa. De imediato o governador Confúcio autorizou o DER a iniciar os trabalhos. Mosquini garantiu que serão encaminhadas quantas máquinas forem necessárias para a abertura da estrada. Disse também que as máquinas vão trabalhar inicialmente nos pontos de alagamento, para dar trafegabilidade com urgência.
O serviço é executado pela Residência Regional do DER em Porto Velho. O chefe da Regional, José Soares, o Zezinho, disse que o DER trabalha no local com duas motonivleadoras (patrol), três caçambas, duas retroescavadeiras, uma pá-carregadeira, um trator de esteira, um caminhão de abastecimento, além de veículos de apoio. “Os veículos já podem fazer essa rota porque terão o apoio das máquinas do governo que estarão trabalhando ao longo da estrada”, destaca Zezinho.
Prefeito agradece
O prefeito Laerte Queiroz relata que o município passa por muitas dificuldades, mas que o maior desejo da comunidade, hoje, é sair do isolamento. “Estamos sem gás, sem combustível e pessoas doentes precisam fazer tratamento em Porto Velho. O governador Confúcio está sensibilizado com nossa situação e estamos recebendo apoio do governo do estado. Só tenho agradecer ao governador Confúcio e ao diretor do DER, Lucio Mosquini”, frisa o prefeito.
Laerte Queiroz disse que cerca de 300 famílias já foram desalojadas e estão abrigadas numa escola. Para o prefeito, a estrada que está sendo aberta pelo DER vai amenizar o sofrimento dos moradores de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. “Precisamos de alimentos, com urgência”, afirmou Queiroz, destacando que Guajará-Mirim vive a mesma situação.
Ainda de acordo com o prefeito, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informou que previsão é de bastante chuva para os próximos cinco dias na região.
Fonte: AI/DECOM - Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) / Nilson Nascimento
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n