Terça-feira, 26 de março de 2013 - 14h19
O Vice Prefeito do Município de Buritis, Oldeir Ferreira – ‘Dico’, participou na ultima semana, acompanhado da Secretaria Adjunta de Agricultura e Meio Ambiente – Marli Ronik e do Secretário de Educação do Município – José Camilo, de uma reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual Guajará-Mirim. O evento foi realizado no Hotel Fazenda Colonnus, na cidade de Guajará-Mirim e contou com a participação de vários de representantes de órgãos ambientais, sociedade civil organizada, bem como, autoridades do poder executivo dos municípios de Campo Novo, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
Na oportunidade foi discutida a viabilidade de abertura da Estrada Parque, que corta 10% da porção norte do Parque Estadual Guajará-Mirim. Para o Vice Prefeito de Buritis - Dico, a expectativa é de melhoria aos moradores da região. “Essa distância que nós temos devido a burocracia, tem sido nosso maior impasse. Essa Estrada saindo, impulsionará Buritis a sair do vermelho, uma vez que atendemos não só a demanda da nossa população como também de municípios e distritos vizinhos”, declarou o Vice Prefeito de Buritis.
Muitas dificuldades econômicas, sociais e ambientais enfrentadas devido as dificuldades de programar as políticas públicas, principalmente no que tange à saúde, educação e escoamento da produção oriunda das propriedades localizadas no entorno do parque, foram discutidas. Para o Vice Prefeito de Campo Novo – Tadeu de Freitas, há uma grande expectativa dos moradores da região. “Viabilizando esse tráfego, tudo será desafogado. Saúde, educação e principalmente o orçamento dos municípios envolvidos.”, afirmou Tadeu de Freitas.
A discussão sobre a abertura da estrada e as consequências de uma liminar da Justiça Federal (Ação Cívil Pública) que embarga toda a área do parque e seu entorno, também foi debatido. Para o Prefeito de Nova Mamoré a decisão da justiça afeta diretamente o seu município. “A liminar representou um retrocesso para Nova Mamoré, principalmente para o distrito de Nova Dimensão, que teve sua economia comprometida. A abertura da Estrada Parque vai impulsionar o desenvolvimento econômico e social tanto de Nova Mamoré, quanto de Campo Novo e Buritis”, destacou Laerte Queiroz.
A partir do encontro, uma Comissão foi criada e vai propor ao Governo do Estado, à Assembleia Legislativa, à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal e Estadual que sejam realizados estudos, técnico sócio-econômico e ambiental para a construção da Estrada Parque, ligando os municípios de Buritis, Campo Novo, Nova Mamoré e Guajará-Mirim, a exemplo de outros Estados do País, onde já existem Estradas Parque que atravessam reservas ambientais, com as devidas medidas de segurança sem degradação ambiental.
A maior preocupação de todo o grupo é com a integridade física, territorial e ambiental do Parque Estadual Guajará-Mirim A priorização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), também foi tema de discussão conforme preconiza o novo Código Florestal Brasileiro, viabilizando o acesso às políticas públicas pelas famílias produtoras rurais, garantindo-lhes a permanência no campo.
Estiveram presente no encontro, além do Vice Prefeito de Buritis, Vice Prefeito de Campo Novo de Rondônia - Tadeu de Freitas, Vice prefeita de Guajará-Mirim - Cleude Zeed, o Prefeito de Nova Mamoré - Laerte Queiroz, Sedam, Emater, Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé, Polícia Ambiental, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nova Mamoré (STTR), Funai, UNIR, Produtores rurais e secretários de educação e de meio ambiente dos municípios envolvidos.
PARQUE ESTADUAL DE GUAJARÁ-MIRIM
Criado pelo decreto nº 4575 de 23 de março de 1990 modificado pela Lei Estadual 700 de 27 de Dezembro de 1996 o parque tem uma superfície 216.568 hectares. Bioma Amazônia 100% Savana 60% Contato Savana - Floresta Ombrófila 12% Situado na parte centro-oeste do estado de Rondônia, abrangendo afluentes da bacia do Rio Jaci-Paraná, o Parque Estadual de Guajará-Mirim foi criado com uma área original de 258.813 ha, mas perdeu 53.601 ha com a existência de títulos definitivos de propriedade da terra. (Dados – SEDAM/RO)
Fonte: Helga Ribeiro
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n