Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Fecomércio regulamenta horário do comércio no interior RO


A regulamentação do horário de funcionamento do Comércio no interior do Estado tem sido a tônica da visita que o presidente da Federação do Comércio do Estado de Rondônia- FECOMERCIO, Raniery Coelho aos prefeitos e vereadores. O trabalho começou em Ji-Paraná, com o prefeito José Bianco e o presidente da Câmara Nilton César, em Cacoal com o vereador Luiz Carlos Katatal-PTB e o secretário de indústria e Comércio Adelvaldo Brito, representanto o executivo municipal, e em Rolim de Moura, com o prefeito Sebastião Dias Ferraz e o vereador Jairo Benetti.

Acompanhado dos membros da Comissão de Negociação Salarial-CNS, da Fecomércio e mais a sua assessoria jurídica e ainda da presidência do Conselho Regional de Contabilidade, Raniery tem reunido presidentes de Associações Comerciais e Industriais para debater as clausulas da proposta da Convenção Coletiva de Trabalho para 2012/13. Com os prefeito e vereadores, o presidente da Fecomercio está apresentando uma minuta de projeto de lei, a exemplo do que já vem sendo aplicado nos municípios de Ariquemes e Jaru, regulamentando o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais de forma a adequar aos planos diretores dos municípios.

INCONSTITUCIONALIDADE

O representante dos empresários do comércio ressaltou que muitos municípios tem se debatido com leis criando feriados inconstitucionais uma vez que somente a União pode legislar sobre Direito do Trabalho. “ O que o município pode fazer é regular o funcionamento dos estabelecimentos através de uma norma aplicada a toda a municipalidade e obedecida de acordo com a expedição do alvará.

Em todos os municípios os vereadores e os prefeitos foram bastante receptivos com as propostas da Fecomércio e se comprometeram de trabalharem em conjunto para regular o direito dos empresários funcionarem seus estabelecimentos em domingos e feriados garantido os direitos trabalhistas amparados no que já está contido na Legislação Federal.

CACOAL

Raniery falou do exemplo do município de Cacoal em que uma lei arcaica e inconstitucional, proíbe o funcionamento do comércio após o meio dia de sábado. Para ele, isso se trata de um grande retrocesso nesse momento em que o Brasil dá os seus primeiros passos rumo ao desenvolvimento.

Raniery Ressalta que a Fecomércio está acompanhando de perto a problemática ocorrida em Cacoal e vai questionar judicialmente a lei caso a Câmara Municipal não revogue. “ As vezes essas leis são aprovadas na calada da noite apenas com o intuito eleitoreiro sem se avaliar os impactos que ela pode ter para o setor produtivo, mas que a Câmara daqueles município, através de seus presidente e a municipalidade estão atentas e prometem mudanças na legislação.


Fonte: Fecomércio
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)