Quinta-feira, 12 de junho de 2008 - 10h34
Agência Brasil
Brasília - Até agosto devem ser assinados os contratos de concessões florestal da Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia, informou o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Tasso Rezende de Azevedo.
Ontem (11) foi realizada a segunda etapa da licitação para as três unidades disponíveis para manejo florestal da área, que possui cerca de 220 mil hectares. Nesta etapa, as propostas das cinco empresas que disputam a licitação foram classificadas segundo os critérios técnicos. No entanto, os vencedores só serão conhecidos após a a última fase, quando haverá a classificação de acordo com a proposta de preço das empresas pela área.
As empresas vencedoras da licitação poderão realizar exploração de madeira, com manejo florestal, óleos, resinas e frutos da floresta. Além disso, poderão utilizar o potencial turístico e de visitação das áreas por 40 anos, tempo de duração do contrato de concessão.
Segundo Tasso Rezende, quem se propõe a trabalhar com mais produtos e serviços da floresta ganha mais pontos [na licitação]. Porque isso faz com que dilua o impacto, além de gerar maior benefício social e econômico com a floresta em pé.
O cumprimento dos planos de manejo e dos compromissos dos contratos serão fiscalizados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, pelo Instituto Chico Mendes e pelo Serviço Florestal Brasileiro.
O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro explicou que o descumprimento de qualquer um dos compromissos firmados pode extinguir o contrato. Os compromisssos estão relacionados a questões ambientais, benefícios sociais ou ao pagamento pelo uso da floresta.
A Floresta Nacional do Saracataquera, no Pará, está sendo preparada para ser a próxima área licitada no sistema de manejo florestal, segundo Tasso Rezende.
Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão
A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d
Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março
A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re
Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria
Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel
Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná
Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout