Sábado, 7 de setembro de 2013 - 07h15
Construída na década de 80, em mão única, pelo governador Jorge Teixeira, a ponte sobre o Rio Jamari, na BR-421 vai ser duplicada já no próximo ano, segundo garantiu ontem (06) o deputado Adelino Follador (DEM) que indicou a necessidade da obra ao governador Confúcio Moura, e recebeu dele a informação de que já determinou a abertura do processo licitatório.
Follador revelou-se entusiasmado, com a decisão do governador, que não apenas acatou sua indicação, como autorizou de imediato a adoção das providências de caráter preliminar para execução da obra. Confúcio Moura autorizou o diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, a iniciar a elaboração do projeto, em estrutura pré-moldada, e a deflagração do procedimento licitatório da obra, com previsão início e término da obra no próximo ano.
Ao agradecer ao governador e ao diretor-geral do DER, o parlamentar fez questão de ressaltar a importância desta obra para a economia local, lembrando que ela faz a integração de cinco importantes municípios da região do Vale do Jamari, com forte demanda na produção de grãos, carne leite e derivados, além de ser reconhecida também como importe pólo do setor moveleiro.
HISTÓRIA
Na época de sua construção, em mão única, pelo então governador Jorge Teixeira, não existia nenhum município instalado na margem esquerda do Rio Jamari, fato que, segundo o deputado, retrata a epopéia dos desbravadores da região, entre eles, o jovem gaúcho Adelino Follador, que se tornaria um dos principais aliados de Teixeirão naquela região.
O advento da construção da ponte naquela época atraiu gente de muitos lugares para a região, em busca de uma vida melhor, e ali, do outro lado do Rio Jamari, surgiram pujantes centros urbanos, que mais tarde formaram as cidades (municípios) Monte Negro, Campo Novo e Buritis, além abranger grande faixa territorial dos Municípios de Ariquemes e Alto Paraíso, movimentando econômico e socialmente cerca de 90 mil pessoas que utilizam e dependem desta ponte.
Adelino Follador, que é profundo conhecedor da região, disse que sempre lutou pela duplicação da ponte, e que no início de seu mandato, em 2011, chegou indicar ao DNIT a execução desta obra, sem êxito.
Por este motivo, segundo ele, recorreu ao governador Confúcio Moura, que também é conhecedor daquela região, e que sensibilizado, atendeu a sua indicação e autorizou a licitação e execução desta importante obra para a região e para Estado de Rondônia. “Finalmente, sob o comando do engenheiro Lúcio Mosquini, do DER, esta antiga reivindicação do povo, das autoridades, dos produtores rurais e dos empresários dos municípios daquela região, será atendida”, disse Follador.
Fonte: Ascom
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n