Quinta-feira, 11 de outubro de 2018 - 14h40
Elevado a condição de município em 11 de outubro de 1977, Ariquemes comemora nesta quinta-feira (11) 41 anos de emancipação política e administrativa, e carrega em sua história os melhores exemplos de trabalho e desenvolvimento que, além de orgulho para sua comunidade, servem de modelo para vários municípios rondonienses, por seus resultados na economia e na política.
Acolhedor, ordeiro e rico por natureza, com uma exuberante biodiversidade, fauna, flora e uma infinidade de recursos naturais e minerais, de reconhecida importância para a economia do Estado, o Município de Ariquemes tornou-se modelo no desenvolvimento no setor primário, com destaque nas atividades produtivas da agropecuária, piscicultura, indústria e no agronegócio, conforme atesta o deputado Adelino Follador (DEM), uma das personalidades importantes da história do município.
Habitada desde sempre pelos povos indígenas Arikeme, que deu nome à cidade e que serve de homenagem a essa tribo, Ariquemes passou por diversas experiências administrativas, umas com mais outras com menos sucesso, mas todas acompanhadas pela população, pioneiros principalmente, que sempre defenderam o projeto de ter um lugar para se viver diferente, progressista, arrojado, íntegro e voltado para o interesse da própria comunidade. “Por isso é que hoje o Município de Ariquemes é um exemplo a ser seguido”, disse o deputado.
Fazendo a história, o deputado que integrou o primeiro Conselho Comunitário da cidade em 1977, falou com orgulho dessa época, destacando que ali todos estavam imbuídos do melhor dos sentimentos para construção de uma grande cidade. Segundo ele, no mesmo ano, antes da instalação do município, o Conselho Comunitário fazia o trabalho da Câmara Municipal (que não existia), prestando relevantes serviços à coletividade, contribuindo e atuando com decisão em várias frentes e ações que foram determinantes no processo de desenvolvimento da cidade.
Reconhecida e considerada hoje como a terceira maior cidade do Estado de Rondônia e também um dos maiores polos de educação superior da região, a cidade que se formou com base na migração. Adelino destaca as grandes colônias de gaúchos e paranaenses, que ainda hoje plantam soja e criam gado com a mesma desenvoltura que navega com segurança e alta velocidade com os recursos da Tecnologia da Informação (TI), na gestão de seus recursos, na administração municipal, e no conhecimento e domínio de técnicas de produção na indústria e no campo.
Apaixonado pela cidade que ajudou fundar e construir, Adelino Follador disse em ato em Ariquemes na manhã desta quinta-feira, que conhece bem a sua história e que sabe o quanto ela avançou nos últimos anos em infraestrutura urbana e desenvolvimento econômico e social. Ele renovou suas homenagens ao município, aos gestores e à população. “Parabenizo a todos os ariquemenses pelos 41 anos da nossa querida cidade”, declarou o parlamentar que foi reeleito nessas eleições para seu terceiro mandato consecutivo de deputado estadual.
Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de
CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste
Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da
Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho
Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de