Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Fórum para vereadores em Cacoal terá participação do TCE


O Fórum de Debate pelo Fortalecimento das Câmaras de Vereadores do Estado de Rondônia, programado para o próximo dia 29, em Cacoal, terá a participação do Tribunal de Contas (TCE), ministrando a palestra “Responsabilidade do agente político”.

A participação do TCE foi selada durante encontro entre o presidente da Corte, conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, e o vereador Luiz Carlos Katatal, que preside a Câmara de Cacoal e também a entidade que congrega os Legislativos Municipais do Estado, a Ucaver, promotoras do evento, juntamente com a Associação Brasileira das Câmaras Municipais (Abracam).

Segundo Katatal, o Fórum de Debate pelo Fortalecimento das Câmaras Municipais de Rondônia pretende fomentar discussões sobre temáticas envolvendo as práticas legislativas, conscientizando, principalmente, os legisladores municipais sobre a importância e a responsabilidade das Casas de Leis no processo político-administrativo nos municípios.

Por isso, ainda segundo o vereador de Cacoal, é importante que o TCE esteja presente. “O Tribunal é uma referência para a ação fiscalizadora das Câmaras, devido à sua condição de órgão técnico”, disse, ressaltando também o trabalho pedagógico que a Corte vem desenvolvendo nos últimos anos, por intermédio da Escola de Contas, auxiliando não só os gestores, mas também os Legislativos Municipais.
 

FIM DE MANDATO

Aproveitando a presença do representante dos Legislativos Municipais do Estado, o presidente Euler falou da necessidade de que os presidentes de Câmaras, na condição de ordenadores de despesa, e seus técnicos participem do seminário “Gestão responsável em fim de mandato”.

O evento será realizado pelo TCE, através do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, no mês de abril, em quatro municípios-sede: Vilhena (dia 16), Cacoal (18), Ariquemes (20) e Porto Velho (24).

Ministrado por membros do TCE e do Ministério Público de Contas, o seminário vai explorar assuntos relevantes para os administradores municipais no período final de gestão, como as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal; as condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais; a fixação da remuneração dos agentes políticos; e as restrições de final de mandato na visão do MPC.

Fonte: TCE
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)