Segunda-feira, 5 de novembro de 2007 - 11h18
Ariquemes está no ranking dos 20 municípios brasileiros com a melhor prática em gestão pública. A indicação é da Caixa Econômica Federal que enviou, na última quinta-feira (1), uma equipe de reportagem para registrar imagens que vão fazer parte de um documentário que ilustrará a aplicação e a funcionalidade da participação popular no desenvolvimento do município, desde a criação do Plano Diretor Participativo. Ariquemes é a única cidade do Estado de Rondônia a fazer parte desta lista.
Entre os 300 municípios que participam desta seleção, Ariquemes já está entre as 20 melhores, com grande possibilidade de ficar entre as 10 mais eficientes. A 5º edição do Prêmio Caixa, Melhores Práticas e Gestão Local é realizado pela Caixa Econômica Federal a cada dois anos e tem como objetivo descobrir e homenagear os programas que mais se destacam em todo o Brasil.
A próxima avaliação será no fim deste mês, em Brasília. A votação será baseada nos documentários. Em dezembro serão escolhidos os três melhores, e estes participarão da escolha do Prêmio Internacional de Dubai capital dos Emirados Árabes - no início do próximo ano.
Além de elaborarmos uma nova diretriz para nossa cidade, tivemos ainda, a participação da população neste processo, o que fez toda a diferença, pois assim, estamos atendendo as verdadeiras necessidades do povo, enfatiza o coordenador do Plano Diretor Participativo e presidente do Conselho da Cidade, Isaias Vieira dos Santos.
Segundo o prefeito Confúcio Moura (PMDB), são vários os exemplos concretos de funcionalidade do Plano Diretor. Entre eles, estão as duas praças já construídas com a participação da comunidade nos Setores 11 e 05, em atenção à reivindicação por áreas de lazer. Asfalto nos bairros, também é um dos pedidos mais recorrentes que também vem sendo atendido. Só este ano, mais 20 quilômetros de vias urbanas receberam pavimentação asfáltica O Setor Colonial é um dos beneficiados, está sendo todo asfaltado, informa o prefeito.
A construção do teatro municipal com capacidade para 526 lugares -, está com o processo de licitação em fase conclusiva e será o maior do Estado. A nova política de trânsito - que está sendo todo reestruturado - e a implantação de redes de esgoto - obra que terá início no próximo ano são outras práticas que comprovam a aplicação dos requisitos estabelecidos no Plano Diretor. Para a implantação da rede de esgoto, o município já conta com a liberação de R$ 6 milhões, que serão aplicados inicialmente em uma central de esgotos, afirma Confúcio.
Fonte: Ascom
Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama
Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade
Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv
Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p
Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem