Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

GESTÃO PÚBLICA: Ariquemes é destaque nacional


Ariquemes está no ranking dos 20 municípios brasileiros com a melhor prática em gestão pública.  A indicação é da Caixa Econômica Federal que enviou, na última quinta-feira (1), uma equipe de reportagem para registrar imagens que vão fazer parte de um documentário que ilustrará a aplicação e a funcionalidade da participação popular no desenvolvimento do município, desde a criação do Plano Diretor Participativo. Ariquemes é a única cidade do Estado de Rondônia a fazer parte desta lista.

Entre os 300 municípios que participam desta seleção, Ariquemes já está entre as 20 melhores, com grande possibilidade de ficar entre as 10 mais eficientes. A 5º edição do Prêmio Caixa, ‘Melhores Práticas e Gestão Local’ é realizado pela Caixa Econômica Federal a cada dois anos e tem como objetivo descobrir e homenagear os programas que mais se destacam em todo o Brasil.

A próxima avaliação será no fim deste mês, em Brasília. A votação será baseada nos documentários. Em dezembro serão escolhidos os três melhores, e estes participarão da escolha do Prêmio Internacional de Dubai – capital dos Emirados Árabes -  no início do próximo ano.

“Além de elaborarmos uma nova diretriz para nossa cidade, tivemos ainda, a participação da população neste processo, o que fez toda a diferença, pois assim, estamos atendendo as verdadeiras necessidades do povo”, enfatiza o coordenador do Plano Diretor Participativo e presidente do Conselho da Cidade, Isaias Vieira dos Santos.

Segundo o prefeito Confúcio Moura (PMDB), são vários os exemplos concretos de funcionalidade do Plano Diretor. Entre eles, estão as duas praças já construídas com a participação da comunidade nos Setores 11 e 05, em atenção à reivindicação por áreas de lazer. Asfalto nos bairros, também é um dos pedidos mais recorrentes que também vem sendo atendido. Só este ano, mais 20 quilômetros de vias urbanas receberam pavimentação asfáltica “O Setor Colonial é um dos beneficiados, está sendo todo asfaltado”, informa o prefeito.

A construção do teatro municipal – com capacidade para 526 lugares -, está com o processo de licitação em fase conclusiva e será o maior do Estado. A nova política de trânsito - que está sendo todo reestruturado - e a implantação de redes de esgoto - obra que terá início no próximo ano – são outras práticas que comprovam a aplicação dos requisitos estabelecidos no Plano Diretor. “Para a implantação da rede de esgoto, o município já conta com a liberação de R$ 6 milhões, que serão aplicados inicialmente em uma central de esgotos”, afirma Confúcio.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura inova na limpeza das ruas durante o carnaval de Porto Velho

Prefeitura inova na limpeza das ruas durante o carnaval de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho implementou uma ação inédita de limpeza urbana durante o carnaval deste ano, garantindo que as ruas da cidade permaneçam l

Prefeito Affonso Cândido sanciona o projeto do Avança Ji-Paraná

Prefeito Affonso Cândido sanciona o projeto do Avança Ji-Paraná

O prefeito Affonso Cândido (PL) sancionou, na terça-feira (28), o projeto de lei que cria o Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de

Reunião destaca avanços em infraestrutura, transporte agrícola e economia na gestão pública de Porto Velho

Reunião destaca avanços em infraestrutura, transporte agrícola e economia na gestão pública de Porto Velho

Na sexta-feira (28), aconteceu mais uma reunião semanal de monitoramento das ações da gestão do prefeito Léo Moraes, no Prédio do Relógio, sede da Pre

Prefeitura de Porto Velho abre inscrições para Auxiliar de Ordem Pública no próximo dia 10

Prefeitura de Porto Velho abre inscrições para Auxiliar de Ordem Pública no próximo dia 10

O prefeito Léo Moraes anunciou, nesta quarta-feira (26), o lançamento do programa de contratação de voluntários para exercer a atividade de Auxiliar d

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)