Sábado, 23 de março de 2013 - 09h26
Aconteceu na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Ezequiel Ramin, no município de Alta Floresta, nesta sexta-feira (21), a assinatura da ordem de serviço feita pelo governador Confúcio Moura e a secretária de Estado da Educação (Seduc), Isabel Luz, para a construção de uma Escola Indígena.
O recurso para a construção da Escola veio através de um convênio firmado entre o governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação, e o governo de Rondônia que, juntos, irão construir a escola Estadual de Ensino Fundamental Erapoaron Makurap. No valor de mais de R$ 180 mil.
A Escola será construída na Aldeia Barranco Alto, terra indígena Rio Branco, localizado no município de Alta Floresta. A escola terá duas salas de aula, pátio coberto, sala de direção, cozinha, área de serviços e banheiros.
O prefeito de Alta Floresta, Valtuir Ferreira, afirmou que a educação sempre foi e é a coisa mais importante na vida. Na oportunidade, agradeceu ao governador Confúcio Moura pela parceria com a prefeitura, por ser um governo atuante nos municípios.
Isabel Luz disse que até o momento foram entregues cincos escolas indígenas em todo os estado, além de barcos completos para ajudar nos transporte escolar. Também anunciou alguns investimentos na educação para as escolas de tempo integral.
O governador Confúcio Moura explicou para os alunos da escola Ezequiel Ramin, que a educação não é Deus, mas é salvadora. “Os pais de hoje são diferentes dos meus. Os velhos ensinavam agente respeitar ao próximo, davam bronca. Hoje, a maioria dos jovens não pedem licença e muito menos desculpa. Pai e mãe tem que dar essa educação para seus filhos e corrigir quando o menino faz malcriação”. Confúcio ressaltou ainda que a educação tem que ser mão dupla, professor dentro da escola e pais dentro e fora de casa.
O governador elogiou a cidade de Alta Floresta e disse que está fazendo tudo o que é possível para beneficiar a cidade. “Volto no próximo mês para dar ordem de serviço para asfaltar 10km de Alta Floresta”.
No final da solenidade, Confúcio entregou para o coordenador de educação indígena da região, Romeu Rachel, ás chaves de uma camionete L200 Triton Savana e a entrega simbólica de três barcos de alumínio completos, com coletes salva vidas. Esses benefícios foram entregues para atender a educação indígena do município de Alta Floresta.
Participaram dessa solenidade os deputados estaduais, Kaká Medonça, Jean de Oliveira, Luiz Cláudio e vereadores de Alta Floresta.
Fonte: Decom / Elaine Barbosa / Foto: Ésio Mendes
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n