Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governador declara apoio às EFAs e sanciona bolsa de estudo para alunos


 
O Governador do Estado de Rondônia Confúcio Moura (PMDB) e os deputados estaduais Jesualdo Pires (PSB) e Edson Martins (PMDB) realizaram, na tarde da última segunda-feira (6), uma visita a Escola Família Agrícola (EFA de Ji-Paraná). Na oportunidade estiveram presentes os diretores das outras unidades das EFAs no Estado, alunos e pais de alunos, o secretário adjunto da Casa Civil Edivaldo Soares, o secretário adjunto da Agricultura Estadual Deuseminio de Almeida, o secretário regional de Governo, Romildo Pereira e as vereadoras Solange Pereira (PMDB) e Márcia Regina (PT).

Após conhecer de perto o modelo de ensino das EFAs, onde os filhos de produtores passam 15 dias na escola e 15 dias em suas propriedades, aplicando as técnicas aprendidas em suas terras, o Governador Confúcio Moura, comprometeu-se a liberar os recursos de mais R$ 1 milhão para atender as cinco escolas existentes no Estado e informou que a Lei Estadual Nº 2441 já foi sancionada e está em processo de regulamentação.

A lei de autoria do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) prevê bolsas de estudos aos alunos matriculados nas Escolas Família Agrícola e, segundo o governador, um estudo técnico está sendo viabilizado pela Secretaria Estadual de Educação para que o Estado possa oferecer o subsidio aos alunos.

Confúcio Moura ressaltou que o modelo de ensino das EFAs é eficaz e terá total apoio do Executivo Estadual para ser melhorado e ampliado.

As bolsas, conforme a Lei, serão concedidas pela Secretaria de Estado e Educação à cada entidade mantenedora da Escola da Família Agrícola de acordo com o cadastro de matricula. O valor da bolsa individual será definido após juntamente ao estudo que está sendo realizado pelos técnicos da SEDUC.

O autor da Lei, o deputado estadual Jesualdo Pires argumentou que a concessão de bolsas de estudo será uma forma de incentivar e facilitar a promoção educacional desses alunos. “As Escolas Família Agrícola desenvolvem um trabalho primoroso de ensino junto aos filhos de produtores rurais. As EFAs conseguem incluir ao apreendizado do ensino médio pesquisas e técnicas que são voltadas à agricultura e melhoria da qualidade de vida do homem do campo, onde os alunos podem aperfeiçoar as técnicas apreendidas com os professores em suas propriedades rurais. Um modelo de ensino que há anos está dando certo”, informou.

O deputado estadual Edson Martins lembrou que nos anos anteriores os convênios firmados demoraram a ser liberados pelo Estado. “Temos agora a confirmação de que estes recursos estarão disponíveis às escolas o mais rápido possível”, disse.

EFAS – O Estado de Rondônia possui cinco Escolas Família Agrícola que funcionam como Escolas Comunitárias e possuem como principal bandeira o desenvolvimento rural sustentável, através da educação e formação dos jovens agricultores, atendendo a demanda de 31 cidades do interior do Estado. Hoje no Estado as EFAs atendem alunos dos municípios de Ariquemes, Alvorada, Cerejeiras, Ji-Paraná, Vale do Paraíso, Ouro Preto, Texeirópolis, Theobroma, Jorge Teixeira, Mirante da Serra, Nova União, Cacaulândia, Jaru, Presidente Médici, Tarilândia, Urupá, Nova Brasilândia, Alta Floresta, Novo Horizonte, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, São Francisco Guaporé, Alto Alegre, São Francisco, Costa Marques, Seringueiras, Cacoal, Pimenta Bueno, Parecis, Ministro Andreazza e Espigão do Oeste.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)