Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governo anuncia a 3ª edição da Rondônia Rural Show


A ampliação do número de expositores e a superação das edições anteriores em volume de negócios são os objetivos da edição deste ano da Rondônia Rural Show. A afirmação é do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) Evandro Padovani que presidiu reunião estratégica sobre a organização da feira na manhã de sábado, 18, no local do evento.

A Rondônia Rural Show é uma feira de tecnologias e oportunidade de negócios voltados ao setor agropecuário. “Estamos envolvidos na organização deste evento desde o mês de setembro passado e projetamos inovações para a edição de maio próximo”, adiantou o secretário Padovani, bastante animado com a reprodução do evento que deverá projetar Rondônia em nível nacional no âmbito das feiras de negócios.

Na reunião, que envolveu parceiros oficiais como a Emater, Sedam, Prefeitura, Associação Rural de Rondônia (ARR) e representantes do comércio agropecuário da região Central do Estado, o secretário Evandro Padovani destacou que é ordem do governador Confúcio Moura transformar a Rondônia Rural Show num evento de grande porte e que projete a feira em nível nacional nos próximos cinco anos.

O secretário informa que neste ano a feira deverá ocupar um hectare e meio de área de abrangência do parque de exposições oportunizando mais espaços aos expositores e, consequentemente, mais atrativos ao público visitante. “A Rondônia Rural Show a cada ano avança nos objetivos e se consolida numa referência em agronegócio”, avaliou o secretário, ao percorrer com os parceiros a nova área que também será utilizada no evento.

“Num futuro próximo, a nossa área já será pequena para acomodar a Rondônia Rural Show”, avalia o presidente da ARR, o pecuarista Carlos Lira. O presidente diz ter chegado a essa conclusão devido ter acompanhado de perto o crescimento do evento desde a realização da primeira edição.

“O Governo da Cooperação implantou a feira e a tendência de agora em diante é de que a iniciativa privada abrace a causa e assuma a dianteira na organização e realização do evento anualmente”, disse Padovani, explicando que a assistência e apoio técnicos ficam por conta do Estado.

Para o empresário do agronegócio Vidal Hilgert, a Rondônia Rural Show já se configura como o evento do gênero mais esperado da região. “É um salto”, sintetiza Hilgert, sobre a representatividade e dimensão do evento em Ji-Paraná. Quanto ao distanciamento do Governo na organização da feira, o empresário Vidal é favorável e taxativo: “as feiras do gênero nos estados do Paraná e de São Paulo já caminham com as próprias pernas e dependem dos governos apenas na questão técnica”. “A Rondônia Rural Show está no trilho certo”.

José Augusto P.S. Chaves é supervisor agropecuário de uma empresa do ramo instalada em Ji-Paraná e expositora na Rondônia Rural Show desde o início da feira. Segundo ele, neste ano a empresa vai inovar na área cafeeira e de piscicultura. “É uma vitrine importante. Nos aproxima mais do público consumidor”, diz o supervisor, satisfeito em poder expor os lançamentos em estante a ser instalado na nova área destinada a Rondônia Rural Show no parque de exposições.

Na primeira edição da feira, ocorrida em maio de 2012, foi movimentado R$ 186 milhões em negócios. No ano seguinte, a movimentação financeira saltou para R$ 244 milhões. “Ainda é cedo para fazermos um prognóstico de valores para este ano, mas certamente vamos superar os movimentos anteriores”, anima-se Padovani, confiante na ampliação que a Rondônia Rural Show receberá este ano e a entrada de mais um banco oficial no evento, a Caixa Econômica Federal.

Fonte: Paulo Sérgio

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer

Porto Velho implementa lei para garantir inclusão de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente profissional

Porto Velho implementa lei para garantir inclusão de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente profissional

A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)