Sábado, 11 de fevereiro de 2017 - 05h02
O governo de Rondônia inaugurou ontem, sexta-feira (10), o Centro de Ressocialização Machadinho do Oeste com a missão de transformar a unidade prisional em modelo nacional. Pela proposta, os apenados deverão se ocupar com trabalhos de marcenaria e ser oportunizados na formação escolar.
O governador Confúcio Moura atribuiu ao diretor Edson Velten Filho as tarefas de acolher os detentos com mais humanidade, de aparelhar o local para que os apenados desempenhem funções na recuperação e fabricação de mobiliário para as escolas estaduais e implantar ensino regular, por meio de parcerias, para que os apenados estudem e se formem.
“Não precisaríamos construir presídios se houvesse mais investimento na educação”, disse o governador Confúcio Moura, referindo-se à aplicação dos investimentos na área educacional em gestões governamentais passadas.
O governador destacou que o modelo das prisões brasileiras ainda é arcaico e remete ao exemplo do século 19, com ambientes superlotados e tratamento desumano aos apenados. “Para conhecer mais sobre presídios, bastam ler Castro Alves, Camões e Graciliano Ramos”, sugeriu.
“Felizmente mantemos o sistema em bom funcionamento se comparar com os momentos críticos em que vivem outros estados brasileiros. Houve a necessidade da construção deste Centro de Ressocialização”, declarou o secretário estadual de Justiça, Marcos Rocha.
O sistema prisional de Rondônia conta com oito novos centros para atender à demanda de adolescentes em conflito com a lei e adultos condenados pela Justiça. Dados da Sejus revelam que atualmente são mais de 11 mil pessoas presas no estado.
O Centro de Ressocialização inaugurado tem capacidade para abrigar 147 detentos em celas coletivas e individuais. Da cadeia pública de Machadinho do Oeste, 90 presos serão transferidos na próxima semana para o novo ambiente. O governo estadual investiu mais de R$ 10 milhões na estrutura. O evento inaugural foi prestigiado por autoridades estaduais, federais e municipais.
Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab