Quarta-feira, 26 de dezembro de 2007 - 20h26
Com o objetivo de capacitar os professores para utilizarem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), o Governo do Estado está garantindo, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), a transformação da prática pedagógica e tecnológica através do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE/Seduc).
Para atender às Representações de Ensino, Rondônia conta com três sedes do NTE nos município de Porto Velho, Ji-Paraná e Rolim de Moura. Segundo a coordenadora do núcleo, Maria Aparecida Ayricke, está prevista para o ano de 2008 a instalação de mais uma unidade tecnológica em Vilhena. Ela ainda ressaltou que um dos principais objetivos do núcleo é priorizar a inclusão digital, utilizando ferramentas e recursos pedagógicos.
O NTE foi criado em 1998, com 37 laboratórios de informática (LIEs) e atualmente conta com 244. Neste ano foram realizadas diversas ações, como os cursos de capacitação em informática educativa, tendo como público-alvo 2.260 professores e coordenadores de LIEs; capacitação no ambiente; Programa Nacional de Informática (Proinfo) para 300 participantes do curso de mídias na educação, além de outros cursos voltados para a formação continuada de professores no uso das tecnologias.
Para o ano de 2008, o secretário da Educação, professor Edinaldo Lustoza, destacou algumas atividades que serão desenvolvidas, como a continuação do Programa Nacional de Informática (Proinfo), tendo como principal meta a realização de dois projetos, como o Projeto Piloto oferecendo Um Computador por Aluno (UCA) que em Rondônia beneficiará cinco municípios.
Ele ainda destacou outro mega projeto para a inclusão digital, que a reciclagem para os professores formadores, todos especialistas em Informática na Educação que irão ministrar aulas nas 244 escolas do Estado, que possuem laboratórios de informática. O curso Educação Digital com carga horário de 40h, que tem como objetivo familiarizar todos os professores com os recursos básicos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e Internet), também faz parte de nossas metas, detalhou.
Dando continuidade à capacitação, o curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs, tem como pré-requisitos o domínio básico de utilização de computador e internet e será oferecido com o intuito de garantir subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores possam compreender, planejar e utilizar as TICs na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
A expectativa do Governo do Estado é de que em 2008 nenhum aluno do 3º ano do ensino médio das escolas contempladas com laboratórios de informática, conclua o ensino médio sem ter o conhecimento básico de informática.
Fonte: Decom
O Parque da Cidade, palco do Natal Porto Luz, contará com uma programação recheada neste fim de semana. Além do espetáculo de luzes e cores da decoraç
Estudantes de engenharia e arquitetura visitam as obras da nova rodoviária da capital
Estudantes dos cursos de engenharia e arquitetura de duas faculdades da capital, realizaram uma visita às obras do novo terminal rodoviário de Porto V
Conselho Municipal de Saúde afasta AMATEC e nomeia novos membros de mesa diretora
O Conselho Estadual de Saúde, aprovou por maioria de seus membros, através da Resolução nº 90/2024/CMSPV/SEMUSA, na segunda-feira, 18 de novembro de
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem trabalhado de forma intensiva para manter e melhorar a estrutur