Quinta-feira, 19 de dezembro de 2013 - 11h24
Bom para o município e melhor ainda para quem mora em Presidente Médici/RO e precisa de atendimento de saúde. Além de oferecer os serviços básicos de saúde nos casos de baixa complexidade, agora, a prefeitura busca facilitar o acolhimento de pacientes de responsabilidade da administração estadual. Nesta terça-feira (17), o governador Confúcio Moura e o secretário de estado adjunto de saúde, Eduardo Maiorquim, garantiram à prefeita Lurdinha a inclusão de Médici à referência do hospital regional de Cacoal/RO.
Ao falar ao governador sobre as necessidades urgentes do município de Médici em receber os repasses do Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Fitha), Lurdinha também expôs sua preocupação com o setor de saúde. A gestora informou que a secretaria municipal se saúde chega transportar até 20 pacientes em cada viagem a Porto Velho. Conforme salientou, o translado é sempre exaustivo e oneroso, porque ocupa ambulâncias e um microônibus, além de funcionários numa jornada de mais de seis horas. Neste sentido, a prefeita solicitou do governo a inserção do município ao polo de Cacoal, que fica a 60 km.
O pedido da prefeita Lurdinha foi prontamente atendido pelo governador, que ordenou a Sesau que acolha os pacientes de Médici em Cacoal. O secretário adjunto de saúde explicou que a unidade hospitalar estadual em Cacoal tem a atribuição de atender aos municípios do Cone Sul e Zona da Mata rondonienses, mas que, considerando as dificuldades de Médici, que fica a poucos minutos do hospital, vê-se a viabilidade em prestar o atendimento.
Lurdinha agradeceu ao governador Confúcio pela sensibilidade para com os moradores de Médici frisando que a pactuação entre o município e estado pela saúde trará economia significativa à prefeitura e melhor atendimento aos doentes. A administradora fez a solicitação e obteve resposta imediata sobre a questão enquanto participava da última reunião dos prefeitos, governo e secretários de educação (Seduc), saúde (Sesau) e de transportes (DER). O encontro foi promovido em Ji-Paraná/RO, pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom), entidade na qual Médici é associado.
Com a pactuação administrativa, os pacientes de Médici terão acesso, no Hospital Regional de Cacoal (HRC), aos atendimentos nas seguintes especialidades: anestesiologia, buco-maxilo, cabeça e pescoço, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, clínica geral, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, nefrologia, odontologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia/traumatoortopedia, otorrinolaringologia, pediatria e urologia.
A unidade hospitalar é a maior do estado e é especializada em atendimentos de média e alta complexidade. O HRC possui 193 leitos, sendo 142 para internação; 27 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI); oito para recuperação pós-anestésica (RPA); 14 para observação/urgência e dois para procedimentos ambulatoriais. O hospital possui 18 consultórios médicos, seis salas cirúrgicas e 776 servidores no total.
Fonte: Willian Luiz /Médiciemfoco.com.br
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n