Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

IFRO promoverá audiência em Guajará-Mirim



O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, professor Raimundo Jimenez e o deputado federal Padre Ton (PT-RO) estiveram hoje  com o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, para tratar da implantação de novas unidades da instituição em Rondônia.

A intenção de realizar uma audiência pública com a comunidade de Guajará Mirim para iniciar discussão sobre os cursos que poderão ser implantados foi anunciada ao secretário, que já definiu em audiências anteriores com o reitor e o deputado a implantação de uma unidade binacional – para atender também a região de Guayara-merín, na Bolívia.

O evento terá apoio do deputado Padre Ton, que desde o início do mandato tem feito gestões junto ao MEC para que Guajará tenha uma unidade de educação federal tecnológica.

O deputado esteve ainda no município com o reitor Jimenez para discutir com o prefeito e bispo Dom Geraldo Verdier as possibilidades de doação de um local para implantação da unidade. Foi constituído um grupo de trabalho para localizar uma área. “Já temos um terreno muito bom, grande, localizado próximo à BR-425”, disse Jimenez.

Na audiência de hoje (25) foi discutida a viabilidade de implantação de uma outra unidade, na região da Zona da Mata ou no Vale do Guaporé. Nas duas regiões já estão sendo feitas discussões sobre o assunto.

O IFRO em Rondônia tem papel fundamental na formação de mão de obra jovem. Foi fundado em 29 de dezembro de 2009, mediante a integração da Escola Técnica Federal de Rondônia e da Escola Agrotécnica de Colorado do Oeste. Já são sete as unidades existentes.

Em todo o Brasil, o MEC está investindo R$ 1,1 bilhão na expansão da educação profissional tecnológica. Atualmente, são 354 unidades e quase 400 mil vagas em todo o país. Até o primeiro semestre de 2012 serão entregues 81 novas unidades. Segundo o reitor Jimenez, a escola binacional sediada em Guajará deve ser formalizada ainda este ano.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)