Terça-feira, 10 de dezembro de 2013 - 17h01
Proposta para instalação de um novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) no município de Jaru foi apresentada hoje (10) pelo reitor Écio Naves Duarte e secretário de Educação do município Leomar Lopes Manoel ao coordenador geral de Planejamento e Gestão Garabech Kenchian da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
O deputado Padre Ton explicou inicialmente que para Jaru já havia sido aprovada a instalação de uma Unidade de Educação Profissional (UEP), mas por questão que envolve a dominialidade do terreno que seria doado pela prefeitura não será possível instalar essa unidade. O deputado ressaltou o desenvolvimento e a condição econômica de Jaru, a quinta economia do município, destacando a presença de grande número de jovens à procura de educação profissional.
“O município de Jaru é considerado a segunda maior bacia leiteira do Brasil, sendo a maior da região Norte. Sua economia é crescente, e a população superior a 50 mil habitantes, sendo que 15.210 são jovens entre 15 e 29 anos de idade”, disse Leomar, apresentando fotografias da área urbana de 49.177 metros quadrados que poderá ser doada para o IFRO instalar o campus. Ela fica na rua Otaviano Neto, setor 2.
O reitor Écio Duarte reforçou que Jaru reúne condições de incorporar um campus, e manifestou que a parceria com o IFRO foi iniciada, com funcionamento à distância, e tendo inclusive já sido feitas audiências públicas para escolha de cursos a serem ministrados no campus avançado.
O coordenador geral de Planejamento e Gestão Garabech Kenchian disse que reconhece a importância de Jaru, uma “cidade que merece” a presença do IFRO, mas explicou que para a construção das instalações de um campus não há recursos disponíveis, esclarecendo ser viável a reforma ou adequação de instalações existentes.
Diante da possibilidade de se utilizar a estrutura onde hoje funciona a Educação à Distância (EAD) do IFRO, o coordenador sugeriu iniciar a implantação do campus com dois laboratórios e quatro salas de aula.
Uma avaliação do prédio e terreno será feita pelo reitor Ecio Duarte e secretário Leomar para verificar as condições de instalar uma estrutura mínima para início do processo de implantação do campus.
Também acompanhou a audiência Nilva Carmo, coordenadora geral de Desenvolvimento de Pessoas.
Fonte: Mara Paraguassu
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n