Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Índice do Ideb em Ji-Paraná poderá superar meta de 2017


 
A educação no município de Ji-Paraná tem sido motivo de orgulho para a população nos últimos anos, tudo isto é resultado da gestão do Secretário Municipal Vanderlei Nunes. Com um trabalho voltado para a capacitação das equipes docentes e discentes os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) têm superado todas as metas estabelecidas pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). Em 2009, o MEC estabeleceu a meta de 4,6, porém Ji-Paraná atingiu 4,8.

Para 2011 não poderia ser diferente. Segundo o Secretário Vanderlei, de acordo com uma prévia realizada em Ji-Paraná, o Ideb já está atingiu 5,2 este ano, quando a meta do MEC foi estabelecida em 4,9.

“O nosso objetivo é alcançar, ainda em 2011, 6,0 que é a meta do MEC para 2017. Estamos desenvolvendo um trabalho focado na valorização dos profissionais da educação, o que reflete diretamente no rendimento dos alunos. A partir do próximo semestre disponibilizaremos turno integral para os alunos do 2º e 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo são alunos de 17 escolas que serão beneficiados”, comentou Vanderlei.

Reconhecimento

Pela segunda vez consecutiva, o Secretário Municipal de Educação, Vanderlei Nunes, recebe o Prêmio Palma de Ouro. Durante os últimos vinte anos o prêmio Palma de Ouro- Educa Brasil, vem sendo um incentivo para os Secretários de Educação que são reconhecidos pelos seus trabalhos desenvolvidos frente às Secretarias Municipais.

Segundo o Secretário, atualmente, Ji-Paraná está entre os seis municípios brasileiros com a graduação de excelência em merenda escolar, além de ter conseguido reimplantar o programa Brasil Alfabetizado. Outro programa de grande importância apresentado por Vanderlei é o PAR (Programa Articulado da Plataforma Freire). Embora seja do Governo Federal, a Secretaria de Educação já está em fase bastante avançada de implantação no município. Neste programa é criado um comitê para estruturar a Educação Municipal. Já são 100 ações articuladas e em processo de implantação pelos diretores e demais profissionais para a melhoria da qualidade da Educação de Ji-Paraná.

O prêmio Palma de Ouro será entregue durante um congresso de educação que acontecerá em Balneário Camboriú (SC).

Seminário de Gestores

Para contribuir mais ainda com a capacitação dos profissionais da educação ji-paranaense, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará nos próximos dias 29, 30 e 31, o 3º Seminário de Gestores, no auditório da Semed. Durante o evento serão ministradas palestras com professores renomados, mestres e doutores, enfatizando o tema: “ Educação se faz com experiências e resultados”.

O objetivo é sensibilizar os gestores quanto à importância da gestão eficiente para a melhoria da qualidade da educação.

Fonte: Ascom


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)