Segunda-feira, 19 de outubro de 2015 - 12h22
O Entreposto de Pescados São Pedro, primeiro de Rondônia em construção no município de Itapuã do Oeste, já está com mais de 70% da obra concluída, e entrará em operação no início de 2016. O empreendimento recebeu na sexta-feira (16) a visita do secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani.
O proprietário Maurício Carlos, empresário do ramo de pescado, disse que este é um sonho antigo, que agora está sendo realizado com o apoio do Governo de Rondônia, que prestou assistência técnica e emprestou o maquinário à prefeitura para a terraplenagem da área de dois hectares. O governo, segundo Carlos, também tem também intermediado as negociações junto aos agentes financeiros.
O empreendimento tem uma área de três mil metros quadrados. Na primeira fase será feita a lavagem de peixes, essencial para o transporte, tanto para o consumo interno quanto para a exportação. Na segunda etapa, quando do término da fábrica de gelo, se fará a evisceração e o congelamento do pescado. Por último, o entreposto estará equipado para a filetagem (remoção de espinhas, escamas e couro até a separação dos filés).
Carlos explicou que na primeira etapa o entreposto terá capacidade de lavagem de até 40 toneladas de peixes por dia, atendendo à maioria dos produtores num raio de 100 quilômetros. O empreendimento atenderá a todas as exigências da legislação, contendo a certificação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que permitirá a exportação do pescado para outros estados e também para o exterior.
“Este é o primeiro a ser construído no estado, por meio da iniciativa privada. Teremos mais três entrepostos até o final de 2016: um em Ariquemes, outro em Ouro Preto do Oeste e mais um em Colorado do Oeste”, disse Padovani, explicando que dois entrepostos serão financiados pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento de Rondônia (Conder), com recursos do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider); e o quarto será pela iniciativa privada, com o apoio do governo.
Padovani lembrou que nos últimos cinco anos Rondônia saltou de pouco mais de 12 mil toneladas ano para mais de 80 mil toneladas de pescado em 2014. “Também neste período trabalhamos firme e conseguimos implantar dois grandes frigoríficos de peixe (um em Ariquemes e outro em Vilhena). Queremos fechar este ano com mais de 100 mil toneladas, o que atrairá mais empresários para o estado, agregando valor e valorizando mais nossa produção”, argumentou.
Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marco Aurélio Anconi
Secom - Governo de Rondônia
Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade
Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv
Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p
Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem
Situação de Emergência é decretada pela Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial dos Municípios de Rondônia, o Decreto nº 20.894 que institui a Situaçã