Sábado, 3 de março de 2012 - 08h23
Prefeitos, Presidentes de Câmaras e secretários municipais de 19 cidades estiveram reunidos na noite da última sexta-feira (2) na Câmara de Vereadores de Ji-Paraná para uma apresentação das ações e estratégias adotadas pelo Consorcio Intermunicipal da Região Centro Leste do Estado de Rondônia (CIMCERO/SAÚDE). Também foi exposto aos membros integrantes do Consórcio como serão utilizados seis ônibus adquiridos com emenda de R$ 1 milhão dos deputados estaduais Jesualdo Pires (PSB) e Euclides Maciel (PSDB). Os ônibus serão entregues na próxima quinta-feira (8) em Ji-Paraná e ficarão baseados nas cidades de Ji-Paraná, Costa Marques, Vale do Anari, Alvorada do Oeste, Mirante da Serra e Vale do Paraiso.
O objetivo o diretor executivo do Consorcio, João Nunes, é proporcionar maior agilidade e garantir a diminuição do grande fluxo de pacientes que buscam por atendimento na rede básica de saúde dos municípios.
Além dos ônibus o Consórcio estuda a possibilidade de aquisição de mamógrafos e construção de sub-sedes para as cidades consorciadas.
O presidente do CIMCERO, prefeito de Vale do Paraíso, Charles Pinheiro (PDT) ressaltou que o Consórcio surge como uma alternativa viável para solução de um dos graves problemas do Estado de Rondônia: a ineficácia dos serviços de saúde nos municípios do interior.
Para o deputado Jesualdo Pires os consórcios de saúde entre municípios é uma prática inovadora que vem conquistando resultados satisfatórios em várias regiões brasileiras.
Com a implantação do consórcio, as administrações municipais se associam e passam a gerir e prover conjuntamente os serviços especializados de saúde, compra de equipamentos e, principalmente, a gerenciar os recursos provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Como esses consórcios são formados entre municípios geograficamente próximos uns dos outros, isso acaba facilitando na hora de planejar, adotar e executar programas e medidas destinadas à promoção da saúde, já que há uma condição de necessidades em comum entre as cidades”, ressaltou Jesualdo.
Euclides Maciel explicou que neste modelo de gestão de saúde, são os próprios municípios que decidem onde investir os recursos, o que logicamente permite oferecer a população os serviços que realmente são necessários.
“O principal fator favorável deste consórcio é a facilitação de meios para angariar recursos, podendo a parceria representar um volume bem maior de investimentos com saúde, o que permite a ampliação e a diversificação da oferta dos serviços a serem oferecidos a sociedade”, lembrou Euclides.
Ao final a diretoria do Consócio definiu que uma comissão fará uma visita ao Hospital Márcio Cunha integrante do sistema do Consórcio de Saúde de Ipatinga e também ao modelo de consórcio de Governador Valadares, ambos em Minas Gerais.
O Consórcio Intermunicipal rondoniense agrega os municípios de Ji-Paraná, Presidente Médici, Alvorada, São Miguel, Seringueiras, São Francisco, Costa Marques, Ouro Preto, Vale do Paraíso, Nova União, Mirante da Serra, Urupá, Teixeiropólis, Jaru, Theobroma, Vale do Anari, Cacoal, Castanheiras e Jorge Teixeira.
Fonte: Ascom
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con
Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi