Segunda-feira, 25 de maio de 2009 - 14h33
A permanência do curso de Engenharia Ambiental no campus de Ji-Paraná da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foi pauta de uma reunião entre alunos e os deputados Anselmo de Jesus (Federal/PT) e Jesualdo Pires (Estadual/PSB). O encontro foi proposto pelos estudantes com principal objetivo de ganhar apoio na luta pela não transferência do curso para o campus de Porto Velho.
Na reunião os alunos expuseram a realidade dos fatos e suas preocupações diante da proposta apresentada por professores do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade em levar o curso para a cidade de Porto Velho, tendo como argumento para a transferência a falta de estrutura do campus de Ji-Paraná para atender ao curso. Ainda de acordo com os professores seria criado um Centro de Engenharia na Capital.
Alunos e deputados compartilham da mesma opinião em que a viabilidade é manter o curso em Ji-Paraná e então somar esforços para que o curso receba os apoios necessários para as melhorias estruturais, essenciais para a qualidade do ensino e o reconhecimento do mesmo, por parte do Ministério da Educação (MEC).
"Propomos a descentralização da Unir e a implantação do Centro de Engenharia em Ji-Paraná. Queremos concentrar os esforços e ampliar a oportunidade de estudo com qualidade", disse o estudante Thiago Emanuel Possmoser.
A aluna Aline Fosqueane, emocionada, falou do medo de vir a perder os anos dedicados ao curso. "É a profissão que escolhi. A profissão que quero exercer. Tive essa oportunidade e agora posso perdê-la. Não dá para imaginar cinco de anos de dedicação e não sermos reconhecidos no final", desabafou.
O Deputado Federal Anselmo, um dos incentivadores para que o curso de Engenharia Ambiental fosse implantado no município, se dispôs a trabalhar pela permanência do curso por acreditar nesta área e compreender a importância da engenharia ambiental para toda sociedade.
" Vou me dedicar para buscar condições para melhorar a estrutura do curso e sua manutenção e assim tornar o campus de Ji-Paraná viável a para vinda do Centro de Engenharia", disse.
De acordo com o Deputado, Ji-Paraná poderá se tornar um pólo educacional, uma vez que há também no município o Instituto Federal de Educação Tecnológica, além da vantagem da localização geográfica que permite a adesão de estudantes de vários municípios circunvizinhos, ampliando a oportunidade de muitos jovens a obter um curso superior.
"Vamos nos mobilizar para a manutenção do curso e a vinda de novos segmentos da engenharia como a engenharia civil. Permitir o fim do curso aqui (Ji-Paraná) seria emperrar o desenvolvimento do interior do Estado", destacou Anselmo.
Os deputados esperam ter também a oportunidade de se reunir com os professores do curso, autores da proposta de transferência.
Curso
O curso de Engenharia Ambiental foi implantado em Ji-Paraná no ano de 2007 e conta com cerca de 100 alunos, a maioria vinda de municípios do centro-sul do Estado. A primeira turma de engenheiros ambientais será graduada em 2011.
Fonte: Ascom
Em uma noite marcada pela valorização do empreendedorismo e do desenvolvimento local, a Câmara Municipal de Vilhena realizou no dia 22 de novembro d
Em mais um passo para promover o desenvolvimento rural no estado, o governo de Rondônia assinou a ordem de serviço (OS) para o georreferenciamento d
Parque da Cidade recebe multidão para prestigiar show do padre Alessandro Campos
O Parque da Cidade recebeu, na noite deste domingo (24), um dos maiores públicos do Natal Porto Luz desde a sua inauguração. Além da decoração, das at
O Parque da Cidade, palco do Natal Porto Luz, contará com uma programação recheada neste fim de semana. Além do espetáculo de luzes e cores da decoraç