Segunda-feira, 6 de agosto de 2018 - 13h44
Todos os dias aproximadamente 700 pessoas são atendidas nas Farmácias Básicas da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná. São pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde que procuram principalmente medicamentos para pressão alta, saúde mental e osteoporose.
Conforme a gerente administrativa da Farmácia Básica, Alekssandra Azevedo, o município investe uma médica de R$ 1,5 milhão na compra de medicamentos por ano. Os recursos são oriundos dos cofres municipais e dos Governos Federal e Estadual.
“São aproximadamente 200 tipos de medicamentos disponíveis nas duas unidades no município. Seguimos a recomendação do Governo Federal, que disponibiliza a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). Essa lista conta com itens que devem atender à necessidade dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou Alekssandra.
O objetivo da Farmácia Básica é facilitar o acesso dos pacientes ao medicamento e orientá-los para que o tratamento medicamentoso seja feito da maneira correta. As duas unidades em Ji-Paraná contam com farmacêuticos durante todo o período de atendimento, das 08 horas às 17 horas. Além disso, o estoque de remédio é feito de maneira correta para preservar a qualidade.
“A Farmácia Básica de Ji-Paraná tem se tornado modelo para Rondônia. Muitos municípios vêm nos visitar para conhecer nossa forma de trabalho. Nossos profissionais são capacitados e estamos em constante atualização junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para garantir que os medicamentos suspensos sejam retirados do estoque e que as orientações aos pacientes sejam eficazes. Esse cuidado faz toda a diferença para quem precisa dos serviços de Assistência Farmacêutica”, completou a diretora.
Para ter acesso aos medicamentos da Farmácia Básica, é preciso ter a receita prescrita pelos médicos que atendem nas Unidades Básicas de Saúde, apresentar o cartão do SUS e, nos casos de aquisição de remédios controlados, é necessário também um documento com foto.
Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de
CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste
Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da
Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho
Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de