Terça-feira, 16 de abril de 2013 - 18h28
O Prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) e o Vice Marcito Pinto (PDT), concederam entrevista coletiva na manhã de hoje (16), oportunidade em que foi apresentado um balanço dos primeiros meses da dupla à frente da administração municipal.
Entre os pontos principais apresentados pelo Prefeito estão várias ações visando economia de recursos, investimentos na contratação de servidores para Secretaria de Saúde, a vinda de investidores para o município, os serviços de tapa-buracos, manutenção da iluminação pública e limpeza urbana realizada pela Secretaria de Obras, além dos mais de 50 projetos de captação de recursos que estão sendo elaborados pela Secretaria de Planejamento.
No fator economia, Pires ressaltou a negociação de aluguéis de prédios públicos, a renegociação com a Caerd no fornecimento de água, a renegociação de contratos com fornecedores, o novo contrato com a empresa coletora de lixo e a economia com energia e telefone. Jesualdo acredita que estão sendo economizados cerca de R$ 200 mil por mês.
Quanto aos investimentos na saúde do município, o prefeito anunciou para os próximos meses um concurso público para contratação de servidores para a SEMUSA e ressaltou que foram contratados em caráter emergencial 110 servidores entre médicos, farmacêuticos, enfermeiros, bioquímicos, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras, odontólogos, técnicos em radiologia, assistentes sociais e agentes de vigilância. Ainda na área de saúde, foram ressaltados a inauguração da Farmácia Básica Municipal, a aquisição de cerca de R$ 1 milhão em medicamentos e a reforma e ampliação do CAPS II.
Outro ponto frisado na coletiva é a busca da Secretaria de Desenvolvimento por investidores para o município e incentivo aos empresários locais. Marcito frisou que a licença de obras, que demorava em média 30 a 40 dias para ser liberada, hoje é emitida pela prefeitura em cinco dias. A Secretaria de Meio Ambiente também já está emitindo licenças ambientais. Antes somente a SEDAM era autorizada a emitir as licenças. Sobre novos investidores, além da Indústria de Tratores Budny, que irá gerar 200 empregos diretos, outras três empresas deverão investir em Ji-Paraná para a construção de casas ao Programa “Minha Casa Minha Vida”, onde há expectativa de construção entre 3500 a 4000 casas a curto e médio prazo.
Quanto aos trabalhos de limpeza urbana, manutenção da iluminação pública e recuperação de vias, Jesualdo Pires ressaltou que está sendo desenvolvido um grande projeto de recapeamento das vias pavimentadas do município e que a Secretaria de Obras já iniciou os serviços de recuperação de toda a iluminação pública da cidade. As equipes da Semosp passarão em todos os bairros. Até o momento já foram substituídas mais de 500 lâmpadas e cerca de 200 reatores e luminárias. Quanto às vias o prefeito afirmou: “Boa parte das nossas vias pavimentadas já não suportam mais tapa-buracos. Por isso iremos em breve iniciar um trabalho de recapeamento dessas vias”, planeja.
Ele também ressaltou que secretaria de obras tem realizado um trabalho árduo de limpeza de vias públicas, mas que é preciso uma maior colaboração da população no zelo pela cidade. “Temos mantido duas equipes realizando a limpeza de praças e vias públicas, num trabalho que tem sido desenvolvido de forma constante em nossa cidade. Mesmo assim, muitos ainda jogam lixo em qualquer lugar e não limpam seus quintais”, constatou.
Por último Jesulado comentou os serviços de tapa buraco que a Prefeitura tem realizado em diversas ruas do município. “Este é um trabalho que infelizmente o período chuvoso não tem contribuído. Mesmo assim, já foram feitos cerca de 150 km de serviços de terraplanagem e cerca de 50 km de recuperação de ruas pavimentadas pela operação tapa buracos, onde foram utilizadas aproximadamente 1200 toneladas de asfalto, além da Recuperação de 31 pontes e pontilhões na área urbana e rural”, destacou.
Por fim, o prefeito enumerou que nestes primeiros meses foi recuperado boa parte do parque de máquinas da Secretaria de obras e enumerou já estão em funcionamento uma Camionete 3/4, um caminhão muque, um trator guincho, uma carreta prancha, duas patrols, quatro caçambas, uma retro escavadeira, uma pá carregadeira, três rolos compactadores, um caminhão espagedor e um caminhão de carroceria, todos já sendo utilizados pela Semosp.
Fonte: Ascom
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n