Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná: Prefeitura incentiva plantio de árvores



Para incentivar a população a plantar e cuidar das árvores, recuperar áreas degradadas e ampliar os espaços verdes a Prefeitura de Ji-Paraná está ampliando as ações do Programa Municipal de Arborização junto a sociedade. Como parte deste trabalho, foi realizado no último domingo (15), uma parceria com a Cooperativa de Apoio e Prestação de Serviço (Uniprov), na realização do Dia “C”, dia de Cooperar, evento social voltado a conscientização ambiental.

Durante o evento, realizado no 2º Batalhão de Policia Militar, foram realizadas palestras ministradas pela professora do Departamento de Direito Ambiental da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Irene Sakuno, sobre queimadas e desmatamentos e ainda o plantio de árvores frutíferas no pátio do Batalhão de Polícia Militar e nas mediações do bairro Aurélio Bernardi.

Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Reinaldo Pereira, o Programa Municipal de Arborização, prevê além dessas parcerias, a produção e distribuição de mudas à população em pit stop e doação no Viveiro Municipal, que foi ampliado e reestruturado.

Reinaldo ressaltou que desde o inicio do Programa no ano de 2013, Já foram mais 20 mil mudas distribuídas e cerca de oito mil mudas plantadas nos pátios das escolas municipais, órgãos públicos, praças, áreas de lazer, canteiros centrais de diversas avenidas como Menezes Filho, Ji-Paraná, Clóvis Arraes, Dois de Abril e marginal da BR-364.

O coordenador de Educação Ambiental da Semeia, Gilson Prates, lembrou que foi preciso um grande trabalho da Prefeitura visando melhorar a produtividade do Viveiro municipal para atender a necessidade dessas parcerias e do programa municipal. “Para que pudéssemos colaborar com esses eventos sociais, precisamos ter um local adequado com capacidade para produzir e doar mudas da nossa região. Hoje o viveiro possui várias espécies como oiti, boliviana, jatobá, acácia, ipês, açaí, ingá, tamarindo, pau-brasil, cedro rosa e as famosas palmeiras imperiais disponíveis à população”, enfatizou.

Além da distribuição das mudas, a Secretaria de Meio Ambiente, atua também na recuperação das áreas degradadas das margens dos rios e igarapés na área urbana. O objetivo é diminuir os impactos ambientais em Ji-Paraná.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)