Domingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná sedia entrega de 28 bibliotecas Arca das Letras para Rondônia



Na próxima segunda-feira (24/11), o Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vai realizar a entrega de estantes e acervo bibliográfico para formação de 28 bibliotecas rurais que serão distribuídas pelo interior de Rondônia.

Até agora, o estado contava apenas com uma biblioteca Arca das Letras, instalada em 2006 no município de Nova Mamoré. Com este lote de bibliotecas, passam a ser beneficiados outros 12 municípios: Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.

A solenidade de entrega acontece na secretaria municipal de educação de Ji-Paraná, a partir das 9h, e conta com a participação do colegiado do Território Central da Cidadania (região central do estado), prefeitos e secretários de educação dos 12 municípios abrangidos pela ação, sindicatos, movimentos sociais e representantes da Emater.

A programação conta, ainda, com a capacitação dos agentes de leitura, moradores indicados pelas comunidades atendidas para serem responsáveis pelas arcas. "Para cada arca serão dois agentes. A estes cabe o papel de acompanhar e dinamizar ações educativas e culturais que envolvam as comunidades rurais através da leitura e do acesso aos livros", explica Valdirene Oliveira, coordenadora estadual do programa.

Até o final deste ano, Rondônia ainda receberá outras 22 arcas, que serão implantadas em municípios de outras regiões do estado, como Buritis, Rolim de Moura e comunidades quilombolas de São Francisco do Guaporé e Costa Marques.

 

P r o g r a m a ç ã o

Data: 24 de novembro de 2008 – segunda-feira

Horário:

9h – Solenidade de entrega das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura de municípios do Território Central

10h30 – Capacitação dos agentes de leitura das comunidades rurais

Local: Secretaria Municipal de Educação - Rua Almirante Barroso, 1853 - Bairro Casa Preta, Ji-Paraná.

Fonte: INCRA/Vanessa Ibrahim

Gente de OpiniãoDomingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout

Gente de Opinião Domingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)