Terça-feira, 21 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Mangabeira sugere novo modelo de produção


O vice-presidente do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia (Conedes), Roberto Mangabeira Unger, participou de um debate com lideranças dos setores de cerâmica e vestuário da região de Pimenta Bueno e Cacoal, num debate no qual propôs estratégias para o desenvolvimento sustentado das cadeias produtivas. A partir dessas reuniões, serão formados grupos permanentes de trabalho com a finalidade de implementar as propostas apresentadas. O encontro foi na manhã de ontem, quinta-feira (17), em Pimenta Bueno.

Ministro do governo Lula e professor titular da Escola de Direito de Harvard, nos Estados Unidos, Mangabeira Unger reafirmou a sua luta ao longo de toda sua vida, “em defesa de uma alternativa nacional para o desenvolvimento”. Ele revelou o desejo de “transformar Rondônia a partir de oportunidades econômicas e educativas”.

Em seu discurso, Mangabeira destacou a “necessidade de se investir em ciência e tecnologia, em especial para as pequenas e médias empresas”. Reafirmou a urgência “de fazermos uma transformação na pecuária do Estado, recuperando pastagens e modificando o modo de produção”. E falou sobre “a criação de lavouras perenes, incentivo à piscicultura, manejo de florestas e industrialização dos produtos agropecuários”.

O ex-ministro enfatizou a necessidade de se modernizar a produção primária do Estado. “Sem indústria, sem escala e sem transformação, seremos a periferia da periferia. Por isso, quero que Rondônia ocupe uma posição de vanguarda nesse novo modelo, que deverá surgir de dentro para fora, e não baseado em oligopólios dos grandes centros”.

Polos industriais

Representando o governador Confúcio Moura, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Edson Vicente, falou sobre os planos do governo para Pimenta Bueno e Cacoal, onde estão os principais polos industriais de confecções e cerâmica do Estado.

Edson Vicente apresentou os detalhes do novo shopping do vestuário de Porto Velho, o “Shopping Veste”, como atrativo para comercialização da produção, direto da fábrica para o ramo atacadista, e que atenderá a capital rondoniense e os estados de Amazonas e Acre. Ele também comentou os incentivos concedidos pelo governo ao ramo de confecções. “Somente em Pimenta Bueno, o setor de confecções paga salários equivalentes a R$ 6 milhões por ano”, lembrou o empresário Gerson Zanatto.

Vicente enfatizou os investimentos do governo para a construção de uma usina de calcário a partir das reservas minerais de Pimenta Bueno. E ouviu reivindicações do setor ceramista e madeireiro, que deseja apoio do governo na aquisição de produtos fabricados dentro do Estado, como as tradicionais telhas de barro, mais adequadas ao clima da região. “Hoje, a indústria cerâmica possui programas de qualidade, como o PBQP-H, importantes para a padronização dos nossos produtos”, destacou o empresário Osvaldo Rosalino, de Cacoal.

Realizado no auditório da Faculdade de Pimenta Bueno (FAP), o evento teve as presenças dos secretários estaduais do Planejamento (Seplan), George Braga; das Finanças (Sefin), Benedito Alves; do Meio Ambiente (Sedam), Nanci Rodrigues; do prefeito de Pimenta Bueno, Augusto Plaça; do presidente da Fundação Rondônia de Ciência e Tecnologia, Alberto Lourenço; além de lideranças empresariais e políticas da região.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 21 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer

Gente de Opinião Terça-feira, 21 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)