Sexta-feira, 22 de novembro de 2013 - 06h44
A deputada federal Marinha Raupp (PMDB) participou nesta quarta-feira (20) da primeira reunião do Comitê de Fronteira Guajará-Mirim e Guayaramerín. O encontro realizou-se na cidade boliviana e contou com a participação de representantes ministeriais do Brasil e da Bolívia, autoridades civis e militares, dirigentes da classe empresarial e representantes comunitários.
Marinha Raupp observou que a reunião fora fundamental para identificar os problemas comuns entre os municípios bem como apresentar as soluções conjuntas, além de considerar importante a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre os dois países, principalmente na área energética.
Após desejar boas vindas aos participantes do encontro, o alcaide de Guayaramerín, José Alexander Guzmám Maldonado, destacou a preocupação das pessoas com os problemas regionais existentes nas áreas da saúde, infraestrutura, segurança pública e imigração.
“Agradeço as pessoas que trabalharam para a realização desta reunião, em especial a deputada Marinha Raupp por seus esforços e diálogos anteriores a este encontro, os quais demonstraram a preocupação com os problemas das populações irmãs, que clamam por soluções aos diversos problemas desta região”, destacou Guzmám Maldonado.
O embaixador brasileiro na Bolívia, João Luís Pereira Pinto, na abertura dos trabalhos, ponderou para que fossem acordadas as propostas e as soluções para o processo de integração entre as duas cidades. “Temos a tendência de assinar papéis e isto é o começo, um guia para iniciarmos os trabalhos. Mas o importante é que as ideias sejam claras para encontrarmos um caminho comum; por isso o diálogo é importante”, disse.
Nesse sentido, o prefeito de Guajará-Mirim, Dulcio da Silva Mendes, declarou que “os problemas da nossa região são aqueles que batem as portas dos prefeitos destes municípios e a participação efetiva dos agentes envolvidos neste processo trará bons resultados”.
Presente na abertura, o governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), anunciou que, em breve, a administração disponibilizará um barco hospital para atender a população residente na área de fronteira e ribeirinhos. “Temos 1.400 quilômetros de fronteira com a Bolívia e a intenção é realizar um trabalho conjunto com os profissionais da saúde dos dois países”, disse o governador, que manifestou o desejo de ter professores bolivianos ministrando aulas de castelhano (espanhol) nas escolas de Guajará-Mirim e de professores brasileiros ensinando a Língua Portuguesa em Guayaramerín.
Fonte: Carlos Eduardo de Lima / Foto: Marcos Buritis
Rio Madeira chega a 15,84 metros e Defesa Civil auxilia comunidades impactadas
A Defesa Civil de Porto Velho segue atuando de maneira incansável para garantir o bem-estar e segurança da população ribeirinha que vive às margens do
Prefeito Affonso Cândido lança Programa Contrata Jipa
O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), lançou, segunda-feira (17), o "Programa Contrata Jipa" para oferecer oportunidades de serviços na adm
Porto Velho terá a tarifa do transporte público mais barata entre as capitais do Brasil
A Prefeitura de Porto Velho anuncia uma grande conquista para a mobilidade urbana da capital. A partir da próxima segunda-feira, 24 de março, a tarifa
Com o objetivo de garantir o acesso à água potável para os moradores das comunidades do baixo Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superi