Quarta-feira, 4 de junho de 2008 - 13h15
Ariquemes recebeu nesta semana uma notícia há muito tempo aguardada. A Escola Média de Agricultura Regional da Ceplac Emarc - passará a ser escola técnica federal. A articulação política realizada pela administração municipal viabilizou de maneira significativa este processo de federalização. A prefeitura de Ariquemes tem intermediado as conversações e se disponibilizado a colaborar com a contrapartida que o município deve arcar para garantir a implantação da escola técnica federal.
"Este é um momento histórico para Ariquemes, por isso nos comprometemos em um prazo máximo de 90 dias, a entregarmos o projeto de ampliação e reforma. Será graças a essa agilidade, que iremos iniciar o mais rápido possível a construção não apenas de uma escola técnica federal, mas de um sonho", declarou o chefe do executivo municipal.
Nesta terça-feira (03), o prefeito recebeu a visita do diretor geral da Escola Técnica Federal de Rondônia, Raimundo Vicente Jimenez e seu assessor Nahim José Aguiar. "Ariquemes é uma cidade pólo, com uma economia pujante na piscicultura, pecuária, minério e agricultura. Uma escola técnica que forme profissionais para atender esta demanda potencializará ainda mais a vocação econômica do município" destaca Jimenez.
O prefeito acompanhou os visitantes à Emarc. O diretor da Escola Técnica de Rondônia se surpreendeu com as instalações da escola. Durante a visita foram discutidos os detalhes da transferência e o papel da Emarc e da Prefeitura de Ariquemes neste processo de mudança.
Já para a escolha dos cursos que serão implantados, a administração sugeriu que seja realizada uma grande audiência pública organizada pela Coordenação do Plano Municipal de Educação, para que toda comunidade seja ouvida e que tenha seus anseios atendidos.
A Escola Técnica Federal também trará geração de emprego para a população de Ariquemes, uma vez que será realizado concurso para a composição do quadro de funcionários.
O prefeito estará na próxima semana em Brasília, para articular junto ao MEC os recursos e a agilidade no processo de implantação da Escola Técnica Federal no município.
MEC
O Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC) tem trabalhado na ampliação das escolas técnicas no Brasil. A meta é passar de 142 escolas técnicas existentes para 354 em todo o país.
As escolas criadas ou mesmo as que serão aglutinadas a esse processo, passarão a ser mantidas pelo MEC. Em Rondônia os municípios atendidos serão, Porto Velho, Ariquemes, Vilhena, Colorado e Ji-Paraná.
Emarc
A Emarc possui uma área de 300 hectares. Com uma estrutura física completa, salas de aula, laboratório, biblioteca, refeitório, dormitório para os alunos internos. Além de uma grande área de tanques para piscicultura, criações, plantio e uma reserva ecológica. Nenhuma escola técnica em Rondônia possui estrutura semelhante.
Mas toda esta estrutura apesar de bem conservada está há 21 anos sem reformas e investimentos significativos. Portanto, a notícia de que investimentos na ordem de até 4 milhões para a adequação de infra estrutura e equipamentos, foi recebida com muito entusiasmo pela direção e alunos da escola.
Com a transformação da Emarc em escola técnica federal, o atendimento que hoje é de apenas 200 alunos nos cursos de Agropecuária e Agroindústria, poderá chegar a mil alunos, em cursos que atenderão a vocação do município.
O diretor Geral da Escola Técnica Federal de Rondônia, Raimundo Vicente Jimenez, explica que o processo natural destas escolas técnicas é de que se tornem institutos federais de ensino e tecnologia, e que atendam também cursos de nível superior e especializações.
Fonte: Ascom
Em mais um passo para promover o desenvolvimento rural no estado, o governo de Rondônia assinou a ordem de serviço (OS) para o georreferenciamento d
Parque da Cidade recebe multidão para prestigiar show do padre Alessandro Campos
O Parque da Cidade recebeu, na noite deste domingo (24), um dos maiores públicos do Natal Porto Luz desde a sua inauguração. Além da decoração, das at
O Parque da Cidade, palco do Natal Porto Luz, contará com uma programação recheada neste fim de semana. Além do espetáculo de luzes e cores da decoraç
Estudantes de engenharia e arquitetura visitam as obras da nova rodoviária da capital
Estudantes dos cursos de engenharia e arquitetura de duas faculdades da capital, realizaram uma visita às obras do novo terminal rodoviário de Porto V