Quarta-feira, 31 de outubro de 2007 - 11h14
MP INGRESSA COM AÇÕES PARA APURAR DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES CONTRA PREFEITA DE COLORADO DO OESTE
O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Colorado do Oeste, instaurou entre os anos de 2006 e 2007, oito ações contra a Prefeita do Município, Mirian Donadon, por atos de improbidade administrativa e/ou irregularidades na prestação de serviços e execução de obras.
Entre os procedimentos adotados pelas Promotoras de Justiça Valéria Giumelli Canestrini e Josiane Alessandra Mariano Rossi, todos devidamente apurados e provenientes de denúncias e reclamações populares, está uma Ação Civil Pública Declaratória de Nulidade de Ato Administrativo e Condenatória com obrigação de fazer em virtude da contratação irregular de parentes da prefeita Mirian Donadon e de outros ocupantes de cargo de confiança no serviço público municipal, caracterizando assim a prática de nepotismo.
Irregularidades também na execução do Projeto de Construção de uma nova rodoviária da cidade deram fundamento para o ingresso, pelo Ministério Público, com uma Ação Civil Pública e uma Ação Cautelar, ambas com pedido de liminar, a fim de que o projeto não fosse efetivado, tendo em vista que a única praça do Município seria destruída, além de o local previsto para a obra ficar próximo de um ginásio de esporte, escola, creche e abrigo municipal. No entanto, além do relatado, não foram apresentados estudos de impacto da obra na vizinhança e nem de viabilidade de tráfego, o que impede a realização da obra no local pleiteado pela Prefeita. Os pedidos do Ministério Público foram deferidos pela Juíza, Drª Liliane Pegoraro Bilharva, restando assim impedidas quaisquer obras no local pretendido.
A prefeita Miriam Donadon foi alvo ainda de várias outras Ações Civis Públicas, com pedido de liminar, por: irregularidades e abandono da saúde pública, havendo falta de profissionais médicos e materiais para garantia do atendimento à população, que, sem o retorno do Estado, procura atendimento em associações (Associação Donadon); cobrança de taxa de iluminação pública sem que tal serviço fosse oferecido, facilitando a prática de crimes nos locais escuros, além de não atender os cidadãos, como estudantes e os moradores dos bairros periféricos; e falta de transporte escolar, sendo que a realidade verificada foi de várias vias urbanas e rurais intransitáveis, veículos sem a presença dos equipamentos básicos de segurança para a realização do transporte de crianças e adolescentes, escolas sem as condições mínimas de funcionamento, e atrasos no ano letivo.
O uso de bem público para fins particulares foi alvo de Ações Civis Públicas por Ato de Improbidade Administrativa em desfavor da prefeita Mirian Donadon, diante do favorecimento de empresários, com a utilização de máquinas públicas, bem como pelo fato de que a Prefeitura pagava elevados valores por aluguéis de veículos, valores que tranqüilamente poderiam ser utilizados para a compra de veículos novos para o patrimônio do Município.
A situação crítica do Município de Colorado está evidenciada em todas as Ações interpostas, havendo ainda outros procedimentos que estão demandando a atuação do Ministério Público na fiscalização do cumprimento das decisões judiciais e na implementação das políticas públicas que deverão garantir a prioridade do atendimento da criança e do adolescente.
Autoria: Fábia Assumpção MTB/372/AL
Fonte: Ascom MPRO
Prefeitura inova na limpeza das ruas durante o carnaval de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho implementou uma ação inédita de limpeza urbana durante o carnaval deste ano, garantindo que as ruas da cidade permaneçam l
Prefeito Affonso Cândido sanciona o projeto do Avança Ji-Paraná
O prefeito Affonso Cândido (PL) sancionou, na terça-feira (28), o projeto de lei que cria o Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de
Na sexta-feira (28), aconteceu mais uma reunião semanal de monitoramento das ações da gestão do prefeito Léo Moraes, no Prédio do Relógio, sede da Pre
Prefeitura de Porto Velho abre inscrições para Auxiliar de Ordem Pública no próximo dia 10
O prefeito Léo Moraes anunciou, nesta quarta-feira (26), o lançamento do programa de contratação de voluntários para exercer a atividade de Auxiliar d