Quinta-feira, 9 de setembro de 2021 - 17h13
Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades (SNIS) apontam que apenas 54,5% da população de Rondônia tem acesso à água tratada*. Este número preocupante vem sendo reduzido com os investimentos da Aegea Saneamento, que por meio da Águas de Ariquemes e em parceria com a Prefeitura Municipal, iniciou as obras de implantação de rede para abastecer com água tratada o Distrito de Bom Futuro.
Localizado a 90 quilômetros da área urbana de Ariquemes, o Distrito de Bom Futuro há 25 anos aguardava a chegada da rede de abastecimento, os moradores utilizam apenas poços rasos para as atividades domésticas e consumo. Com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, a concessionária já iniciou as obras. Nesta primeira etapa serão implantados mais cinco mil metros de rede, reforma e revitalização da captação subterrânea e instalação do sistema de cloração e fluoretação. Este investimento beneficia diretamente 1.300 moradores. E nos próximos meses estão previstos a construção e um reservatório com capacidade de 300 mil litros e ampliação das redes em 100% do distrito.
Carla Redano, prefeita do município, esteve presente no lançamento da obra, reforçou o benefício da chegada da água encanada. “Promover o desenvolvimento no distrito, esta é a expectativa desta gestão, outras iniciativas já estão em andamento, agora é a vez do saneamento. Sabemos das carências desta localidade e estamos empenhados, em gerar a empregabilidade, saúde e educação”, ressaltou.
Para o diretor-presidente da Águas de Ariquemes, Eduardo Lana, o objetivo da Aegea Saneamento nas cidades onde atua em Rondônia é mudar o cenário do saneamento e tornar os municípios referência. “Infelizmente o Estado de Rondônia ainda sofre com a falta de saneamento básico. É uma questão de saúde pública devido às doenças causadas por uso de água contaminada, que se proliferam nas áreas carentes desses serviços básicos. É um trabalho que conta com a parceria de todos, da empresa, da população e do poder público, mas que traz benefícios imensuráveis”, pontuou Lana.
“Nossa missão é universalizar o acesso à água tratada. A previsão é que até o final deste ano 99% de Ariquemes tenha acesso a rede de abastecimento público”, disse Rafael de Miranda, diretor-executivo da concessionária.
Miranda ressaltou ainda. “As obras do distrito é uma antecipação de meta contratual, prevista para acontecer somente em 2026, e reforçando ainda mais nosso compromisso com a população estamos levando dignidade e qualidade de vida para mais pessoas, agora de Bom Futuro, por meio do acesso a rede de água tratada,” finalizou.
“Estamos muito felizes com as obras da água tratada, por muitos anos sofremos com a água dos poços, devido ao garimpo, temos muita insegurança, as vezes a água é saloba e com cheiro forte. Agora teremos água boa, potável direto da torneira”, disse, Geraldo Gobira, morador do distrito.
DISTRITO DE BOM FUTURO – Considerado a maior mina a céu aberto do mundo, no ano de 1983 é descoberto o Garimpo Bom Futuro, constituindo-se nesse período na maior reserva de Cassiterita do mundo. Havia pelo menos cinco mil garimpeiros, quinhentos requeiros (pessoas que exploram manualmente o material desperdiçado, não aproveitado, perdido pelas máquinas de mecanização de garimpagem) além de mulheres, comerciantes e crianças. Pelo menos 30% dessas pessoas eram analfabetas e os outros 70% nem se quer concluíram o Ensino Médio; o índice de Malária na região era gigantesco. O Garimpo Bom Futuro teve seu auge na década de 1980. Atualmente com as novos leis ambientais de exploração de minério o número de garimpeiros diminuiu. Bom Futuro é habitado por pouco mais de 4 mil pessoas, que vivem diretamente da renda do garimpo.
O Parque da Cidade, palco do Natal Porto Luz, contará com uma programação recheada neste fim de semana. Além do espetáculo de luzes e cores da decoraç
Estudantes de engenharia e arquitetura visitam as obras da nova rodoviária da capital
Estudantes dos cursos de engenharia e arquitetura de duas faculdades da capital, realizaram uma visita às obras do novo terminal rodoviário de Porto V
Conselho Municipal de Saúde afasta AMATEC e nomeia novos membros de mesa diretora
O Conselho Estadual de Saúde, aprovou por maioria de seus membros, através da Resolução nº 90/2024/CMSPV/SEMUSA, na segunda-feira, 18 de novembro de
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem trabalhado de forma intensiva para manter e melhorar a estrutur