Sexta-feira, 15 de julho de 2011 - 09h01
O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, firmou termo de cooperação técnica com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ibama, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guajará-Mirim para ação conjunta de combate às queimadas no município.
Pelo termo, o Corpo de Bombeiros, ao ser acionado, providenciará a lavratura do registro da ocorrência e comunicará o fato à Polícia Militar. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente compromete-se em aprimorar a fiscalização e orientação da população em relação à proibição das queimadas urbanas e a forma adequada de dispensa dos resíduos sólidos, bem como expedir notificações, com a devida aplicação de multa, prevista em lei municipal, enviando cópia ao Ministério Público.
A Sedam, quando acionada, providenciará a notificação e autuação dos casos, encaminhando cópia ao MP, e dará continuidade ao trabalho de educação ambiental. Ao Ibama caberá o trabalho de apoio aos demais órgãos ambientais, sobretudo no que diz respeito às patrulhas, fiscalização e orientação à população com relação à proibição das queimadas urbanas e a forma adequada de dispensa dos resíduos sólidos.
A Polícia Militar, ao ser acionada, providenciará elaboração do Boletim de Ocorrência Ambiental colhendo todos os dados necessários à demonstração de materialidade e autoria referente a eventual crime e, logo após, encaminhará os dados à Sedam para registro de eventual infração administrativa e realizará trabalho de apoio aos demais órgãos ambientais.
As denúncias de queimadas podem ser feitas ao Corpo de Bombeiros pelos telefones 193 e 3541-2305; à Sedam pelo telefone 3541-4233; à Polícia Militar pelo 190; à Polícia Militar Ambiental, 3541-2979; e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo número 3541-3323.
Assinaram o termo o Promotor de Justiça Matheus Gonçalves Sobral; a Analista Ambiental do Ibama Ádila de França Lima; o Diretor Regional de Gestão Ambiental da Sedam, Adão Quintão; o Comandante do 1º Grupamento do Batalhão de Policiamento Ambiental, Gilmar Nunes de Oliveira; o Secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo de Carvalho Gomes; Diretora de Divisão do Meio Ambiente, Tássia Karina Alexandre de Medeiros, e o Comandante do Subgrupamento de Bombeiros Independentes, Tenente-Coronel Jorge Mercado Freitas.
Fonte: O Mamoré
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con
Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi