Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MPRO e MPF identificam problemas estruturais em Parecis



O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Oeste, e o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República em Ji-Paraná, realizaram visitas a nove escolas situadas no Município de Alto Alegre dos Parecis, no período de 29 de fevereiro a 1º de março, cumprindo nova etapa da execução do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc).

O objetivo das visitas foi identificar as demandas de cada um dos estabelecimentos educacionais de Alto Alegre dos Parecis/RO, referentes a questões que prejudicam a qualidade do serviço público prestado, visando, ao final, possibilitar um diagnóstico das condições das escolas de ensino básico e a consequente adoção das medidas cabíveis, inclusive na seara judicial.

No decorrer das inspeções, foram colhidos relatos dos servidores das escolas e dos próprios alunos, com o devido registro fotográfico. A partir da ação, foram identificados diversos problemas estruturais e constatadas as dificuldades de acesso dos alunos às unidades escolares, em razão das más condições do transporte escolar ofertado, entre outras irregularidades relacionadas à merenda escolar e à composição do corpo docente.

Ao final dos trabalhos, o Promotor de Justiça Fábio Capela e o Procurador da República Henrique Heck, com suas equipes técnicas, confirmando as declarações prestadas, presenciaram a superlotação de ônibus de transporte escolar no centro de Alto Alegre dos Parecis, ocasião em que foi acionada a Polícia Militar para que promovesse a abordagem e autuação competentes, bem como determinado o remanejamento dos alunos em excesso para outros veículos em condições mínimas de uso, os quais foram requisitados à Secretaria de Educação local. Referidas constatações foram reportadas no Inquérito Civil Público que já tramita na Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Oeste para apurar a situação vivenciada.

Outro ponto de grande preocupação foram as péssimas condições físicas da Escola Municipal Silva Jardim, onde sequer havia expediente letivo regular no momento da visita realizada. Para permitir a adoção das medidas pertinentes, será instaurado Inquérito Civil Público próprio pela Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Oeste, no qual serão colhidos laudos e acompanhadas as providências por parte do poder público local, ensejando, em último caso, as medidas judiciais cabíveis.
Projeto Piloto

O projeto-piloto do MPEduc em Rondônia teve início em junho de 2014 no município de Alto Alegre dos Parecis, por meio de uma parceria firmada pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Rondônia, visando encaminhar soluções para reparação de um dos mais graves problemas do país, a baixa qualidade no ensino público.

O projeto consiste em fazer um diagnóstico, por meio de audiências públicas com a sociedade, visitas a escolas e análise de questionários, que são preenchidos no site do MPEduc pelos gestores dos municípios e dos estados, pelos diretores das escolas e pelos presidentes dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) e de Acompanhamento do Fundeb (CACS-Fundeb). Após essa fase, os membros do Ministério Público terão condições de compreender as deficiências do serviço público de educação básica na localidade e apresentar aos gestores propostas para solução das irregularidades identificadas.

Fonte: Ascom MPRO


 

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)