Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Município de Candeias comemora 19 anos de criação


 Município de Candeias comemora 19 anos de criação - Gente de Opinião

O município de Candeias do Jamari completa 19 anos de criação neste domingo, 13 de fevereiro. Para comemorar a data a prefeitura montou uma programação especial iniciada no sábado, 12, com um torneio de futebol infanto-juvenil — durante o dia todo — e show musical no complexo turístico Beira-Rio, à noite.

A festa continua no domingo, dia do aniversário da cidade, com a sequência da programação do sábado. As atividades iniciam cedo, a partir das 08h, com a corrida de rua e um mutirão de atendimento assistencial com diversos serviços ofertados à população.

A abertura oficial da programação está marcada para às 10h, com o pronunciamento do prefeito Dinho Sousa e outras autoridades presentes. Às 1h40, iniciará o tradicional culto ecumênico e às 12h, a programação do período da manhã será encerrada com um coofe break.

Pela parte da tarde a programação recomeça, a partir das 14h, com o jogo Candeias do Jamari x AGFRON. Às 15h, será encerrado o mutirão de atendimento.

Às 16h, o time de Candeias do Jamari volta a campo, desta vez para enfrentar a representação da Polícia Militar. A programação alusiva aos 19 anos da cidade encerra às 18h, com um show da banda Fênix, no complexo turístico Beira-Rio.

“Candeias do Jamari é um município promissor que se se desenvolve economicamente a cada ano, graças a força de trabalho do seu povo. Não fosse isso, nenhum governo daria certo na cidade. Mas a população sabe do seu papel propulsor do desenvolvimento e, aliada às ações da prefeitura, tem dado sua parcela de contribuição para o crescimento da cidade”, avaliou o prefeito Dinho Sousa.
 

Histórico

O município de Candeias do Jamari tem sua origem ligada à instalação, pelo Governo do Estado do Mato Grosso, de um Distrito Policial criado pelo Ato no 2.213, de 14 de novembro de 1939, no local pertencente ao município de Alto-Madeira, com sede em Santo Antônio.

O lugarejo, às margens do rio Candeias, servia de ponto de estacionamento para quem se dirigia à região do Alto Rio Candeias, bem como de depósito de borracha para os que desciam o rio, por ficar no ponto de cruzamento da rodovia Mato Grosso/Amazonas (antiga BR 29, hoje BR 364).

Essa localização estratégica facilitava o transporte da produção para Porto Velho ou para a cachoeira de Samuel, onde aportavam as gaiolas e as outras embarcações de menor porte vindas de Manaus e para onde retornavam.

A partir do final da década de 1970, Candeias começou a expandir seu núcleo urbano através da agricultura, do comércio e do turismo. Nesse período um pequeno povoado começou a se formar às margens da BR 29 (364), na beira do rio Candeias. O nome da cidade, que incorpora os dois principais rios da região, foi escolhido para diferenciar da denominação do município de Candeias, no interior da Bahia.

Com a criação do município pela Lei no 363, de 13 de fevereiro de 1992, por orientação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de Rondônia, foi encaminhada à Assembléia Legislativa, um Projeto de Lei denominando o município com os nomes dos dois rios que cortam a região (Candeias e Jamari), para diferenciar da cidade baiana de Candeias ficando então a denominação oficial de Candeias do Jamari.

Faz divisa, ao norte e a oeste, com o município de Porto Velho, capital de Rondônia; a leste, com Itapuã do Oeste; e ao sul, com o município de Alto Paraíso. Tem uma área territorial de 6.844 quilômetros quadrados, sendo que parte dela, foi alagada pela represa da usina hidrelétrica de Samuel. Sua hidrografia é formada pelas bacias dos rios Pretos de Candeias e Jamari.

Dados referentes aos resultados preliminares do Censo 2010 do IBGE, apontam que em uma década, a taxa de crescimento população do município foi de 50,92%, saindo de 13.107 habitantes, em 2000, para um contingente populacional de 19.400 pessoas, em 2010. No entanto, estima-se que esse número seja bem maior, em virtude da construção das usinas do complexo hidrelétrico do rio Madeira, em Porto Velho, devido a proximidade entre os dois municípios. O crescimento populacional acima do esperado é refletido em todas as áreas da administração pública municipal.

Sua economia é concentrada, basicamente, no setor primário com o extrativismo vegetal, agricultura de subsistência, produção de leite, pecuária e hortaliças. Possui 1.700 quilômetros de estradas vicinais utilizadas para o escoamento da produção rural, tanto para venda na sede do município como para cidades vizinhas. Por causa de sua bacia hidrografia — mais o lago da usina de Samuel — Candeias do Jamari passou também é considerado um dos principais pólos turísticos de Rondônia


PROGRAMAÇÃO DO 19º ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO
DO MUNICÍPIO DE CANDEIAS DO JAMARI

 

SÁBADO – Dia 12

08h às 17h: Torneio infanto-juvenil

Escolinhas de Candeias x Escolinhas de Porto Velho

12h: Almoço na Associação dos Idosos da Vovó Ginoca

19h: Show Musical: Bandas Calor de Verão e Nova Geração (Complexo Turístico Beira-Rio)

DOMINGO – Dia 13

08h: Mutirão de atendimento

08h: Largada da Corrida de Rua

Masculino e Feminino Master

10h: Solenidade Oficial de Abertura

Apresentação da Banda da 17ª Brigada

Pronunciamento das autoridades

10h40: Culto Ecumênico

12:30: Coofe Break

14H: Jogo de Futebol
Candeias x AGFRON

15h: Encerramento do Mutirão de Atendimento

16h: Jogo Amistoso

Seleção de Candeias X PM

18h: Show Musical

Banda Fênix

Fonte:Shyley Saíssem
068- DRT/AP

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

24 de janeiro o município de Porto Velho celebra 110 anos de instalação!

24 de janeiro o município de Porto Velho celebra 110 anos de instalação!

Uma história marcada por avanços, desenvolvimento e conquistas que contribuem para o crescimento de Rondônia. Parabéns a todos os portovelhenses,

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)