Domingo, 22 de março de 2015 - 08h10
A prefeita de Presidente Médici/RO, Lurdinha do Sindicato (PT), falou aos munícipes, na última quinta-feira (19). A gestora deu ênfase à ação governativa para recuperação das vias urbanas. Segundo assegurou a chefe do Poder Executivo, a operação “Tapa-Buracos” será iniciada na próxima semana e será executada em parceria com a administração estadual, conforme garantiram os representantes regionais do governo. Nas entrevistas às rádios Rondônia FM (91,9) e Planalto FM (92,7), a prefeita também respondeu questionamentos das redes sociais e à participação dos ouvintes por telefone.
Os materiais asfálticos já foram adquiridos pelo Municípios e o Departamento de Estradas e Rodagens – DER mobilizará homes de todas as residências do órgão no estado. Lurdinha ressaltou que os vereadores de Médici têm se empenhado nesse processo, o que contribuiu para colocar a demanda dos medicienses no conjunto de prioridades das ações do governo. “Os diretores regionais já fizeram a reunião de trabalho na prefeitura e definiram como serão executados os serviços.
A prefeita observou que atualmente nenhum município do estado tem capacidade financeira e nem técnica e menos ainda de maquinários para restaurar asfaltos nas proporções constatadas em todas as 52 cidades rondonienses. A administradora informou que a extinção dos buracos terá a utilização de serviço específico com preparação do solo, não sendo possível recapear todas as vias, para que se possa garantir que todas as fissuras sejam tapadas.
Concurso
A realização do concurso depende da conclusão do processo licitatório para a contratação de uma empresa ou fundação para a elaboração do edital e aplicação do exame. Segundo Lurdinha, a licitação foi iniciada, mas não houve o comparecimento de interessados. “Esse concurso, além de ser um compromisso de campanha, atenderá uma grande necessidade da gestão em se adequar aos requisitos fiscais e proporcionar bem-estar à famílias com emprego fixo público.
Educação
A prefeita elenca alguns avanços por meio de medidas inéditas: “climatizamos e instalamos internet em todas as escolas municipais da zona rural e urbana e isso facilita os trabalhos letivos dos professores e favorece o aprendizado por parte dos alunos”. Lurdinha também destacou a recém-implantação do programa de transporte universitário, que propicia baixa significativa do custo para os acadêmicos de Cacoal e Ji-Paraná. “Aprovamos a Lei com a ajuda dos nossos vereadores e o serviço já entrou em funcionamento”, disse.
Obras
“Nenhum outro prefeito conseguiu estruturar o setor de obras como a gente”. Com esta afirmação, Lurdinha discorre a quem lhe pergunta sobre o setor. A prefeita lembra que a pasta foi inserida às políticas prioritárias do início de seu mandato e que, para isso, buscou recursos em emendas de parlamentares federais e inscreveu o município em programas ligados ao seguimento. A estruturação deu robustez à secretaria de obras em equipamentos, maquinas e valorização profissional. “Aquiquirimos caçambas, PC hidráulica, pá-carregadeiras, patrol, combustíveis e peças para reativar máquinas paradas”, disse.
Estradas
Segundo a prefeita na entrevista, a prefeitura dispõe de todas as condições de executar a recuperação e manutenção das estradas vicinais em sua totalidade, como o fez no ano passado. Com a frota de máquinas reforçada, a Semosp fará todo o trabalho assim que a estiagem favorecer. “Em 2014, fizemos 100% de nossas vias rurais e, e maio, darei ordem de serviço para o conserto de todas as estradas novamente”, informou a gestora.
Saúde
A prefeitura de Médici dispõe de médicos todos os dias da semana, com atendimento 24 horas no hospital municipal e oferta de saúde às famílias, nos bairros da cidade, distritos, cidadelas e assentamentos. “Estamos com sete equipes PSF atuando de forma sistêmica, que mobiliza médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e outros. Na unidade mista, temos ortopedista, geriatra, pediatra e outros”, acrescentou a prefeita informando que inaugurou uma Unidade Básica de Saúde, reformou outras e está construindo uma na área urbana.
Legislativo
Para a prefeita Lurdinha do Sindicato, os parlamentares municipais de Médici têm cumprido com as funções constitucionais lhes atribuídas de forma a contribuir com o desenvolvimento do Município. A gestora enalteceu a postura dos vereadores em se mostrarem comprometidos e preocupados com as demandas da Municipalidade. Ela também destacou a união estabelecida entre os Poderes Executivo e Legislativo: “cada vereador tem sua participação fundamental no processo de crescimento de Médici com a aprovação das matérias do governo e a articulação política para trazer recursos com emendas para cá”.
Críticas
Por telefone, o empresário Wilson Marcon participou da entrevista dizendo que “investiu tudo na cidade e que espera melhorias nas ruas, pois quem passa por Médici reclama da buraqueira (...)”. Sobre o questionamento, Lurdinha esclareceu que sabe das dificuldades que os empreendedores enfrentam nos municípios de Rondônia. “Aplicamos mais de R$ 6 milhões em emendas solicitados do Executivo e do Legislativo mediciense no Congresso. Nossa cidade não está pior que as outras. Porém, pagamos a folha em dia, como muito não o faz, o que fomenta as compras no comércio. Os servidores tiveram melhorias e exercem maior poder de compra”.
Fonte:: Willian Luiz
Transporte coletivo volta a circular em Porto Velho de forma escalonada
A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) informa que o transporte coletivo de Porto Velho voltou a funcionar de forma red
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)