Terça-feira, 17 de março de 2009 - 15h45
A obra de restauração só poderá ser feita pela prefeitura quando a área onde se localiza o museu for doada à prefeitura
O deputado Natan Donadon esteve, nesta semana, reunido com o ministro da Defesa Nelson Jobim, tratando da Doação da área onde se localiza o museu Casa de Rondon para a prefeitura de Vilhena. É uma área de 45.075,45 m² pertencente à Aeronáutica/COMAR, localizada próximo ao aeroporto da cidade.
Já existe um projeto para revitalizá-lo, cujos recursos orçamentários foram apresentados pelo Deputado Natan junto ao Orçamento Geral da União/2008, para as obras. Segundo Natan, a obra só poderá ser feita pela prefeitura quando a área onde se localiza o museu for doada à prefeitura pela Aeronáutica.
O projeto de restauração está pronto e deverá recuperar e revitalizar o museu, considerado o mais importante espaço cultural de Vilhena, que retrata parte da história da colonização amazônica. Farei o que for preciso para manter acessa a memória dessa parte da historia em que este herói brasileiro teve sua importante passagem por Vilhena, finalizou Natan.
Um pouco da historia de Marechal Rondon
O Marechal Cândido Rondon foi incumbido em 1907 de instalar linhas telegráficas entre os estados de Mato Grosso e Amazonas. Dividiu a tarefa em 3 expedições que consumiram vários anos. Seu lema para com os índios era: Matar nunca, morrer se for preciso.Durante sua carreira, instalou mais de 8.000 km de linhas telegráficas e lançou base para a fundação de várias cidades. Descobriu também vários rios e as nascentes dos rios Madeira, Guaporé e Tapajós. Em 1915 realizou uma expedição com o ex-presidente americano Theodore Roosevelt. A expedição durou 5 meses e batizou um dos rios descobertos com o nome do presidente americano.
Seu legado foi fundamental para a ocupação de Mato Grosso, Rondônia e Acre. Entre seus diversos títulos, podemos destacar os seguintes: Guerreiro da Paz, Civilizador dos Sertões, Pai dos Índios e Patrono das Comunicações.
Fonte: Dejanir Haverroth
Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão
A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d
Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março
A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re
Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria
Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel
Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná
Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout