Sexta-feira, 4 de março de 2011 - 12h28
O prefeito municipal de Rio Crespo-RO, Geraldo Nicodemus Sanvido Junior, informa a comunidade municipalista e ao povo de Rondônia que sua equipe de gestores prossegue com os trabalhos administrativos. Que o incêndio que destruiu a maior parte da prefeitura foi ato criminoso, provocado por líquido inflamável. Que ainda não há suspeição de algum autor do crime. Que não há aparente motivação para que alguém pudesse cometê-lo. E que os serviços públicos passarão a ser prestados de forma improvisada e descentralizada, até que outro Centro Político Administrativo seja edificado.
Perdas
Leis do município; documentos importantes para as prestações de contas; convênios com entes estaduais e federias; processo licitatório e registros de pessoas. Um trabalho esforçado já foi iniciado para recuperar esses documentos que pertenciam aos setores considerados essenciais da prefeitura.
Como iniciou
As primeiras conclusões da perícia revelaram que o criminoso quebrou o vidro da janela do veículo oficial da prefeitura, que estava entre o gabinete e o cartório, e lançou o material inflamável. O carro, modelo Fiat Uno, havia sido adquirido recentemente pela atual gestão. O incêndio foi iniciado por volta de 02h:45 da última quinta-feira (03/03).
Transtorno
Após amenizar as conseqüências iniciais do ocorrido, o prefeito Geraldo Nicodemus telefonou para o secretário adjunto de segurança pública do estado, Ricardo Rodrigues, que enviou uma equipe para o local. Durante a tarde, o gestor esteve reunido com as autoridades competentes para contribuir no processo de investigação.
Justiça
O prefeito de Rio Crespo informa que está tratando de ativar todos os mecanismos possíveis da Justiça estadual e federal em favor da resolubilidade do caso e elucidação do autor do crime. Nicodemus vai se valer do auxílio da Associação Rondoniense de Municípios – AROM nesse processo.
Reconstrução
A administração já tinha um projeto de reforma do prédio em andamento. Agora, no entanto, a construção de um CPA é uma das necessidades emergentes do município. Para isto, o prefeito vai solicitar o socorro dos parlamentares estaduais e da Bancada Federal de Rondônia, bem como do governador Confúcio Moura, que é conhecedor da região.
Abalo
Nesta sexta-feira (04/03) o clima foi de comoção em toda a cidade. Os gestores se reuniram com o prefeito sob a sombra de uma árvore, na praça municipal onde ficava a prefeitura destruída. O sentimento de garra e vontade de reconstruir é comungado entre todos os servidores.
Desabafo
A opinião de Nicodemus é de que a prefeitura sempre foi utilizada como cabide de emprego e status para os gestores anteriores. Ele ressalta que a sua atuação pode ter incomodado alguns seguimentos que torcem pelo não desenvolvimento local.
Ânimo
O prefeito ressalta que sua equipe não considera o atentado como uma ameaça. Na reunião com os colaboradores, Nicomemus informou que não vai desistir e prosseguirá com seu plano de governo. Ele frisou que todos estão preparados para enfrentar o novo desafio.
Geraldo Nicodemus Sanvido Junior, prefeito de Rio Crespo
Porto Velho, 04/03/2011
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con
Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi