Na quinta-feira, 26 de julho, o prefeito de Vilhena Eduardo Japonês e a vice Maria José receberam a equipe de políticas públicas do Sebrae em Rondônia. De acordo com o analista da Agência Sebrae em Vilhena, Charif Mohamed, o município vem recebendo consultoria desde abril. Ele levou os consultores João Batista Guimarães, do Sebrae/GO e Tomaz Edson Aquino Lopes, do Sebrae/AM para inserir a nova administração nos objetivos propostos pela Lei Complementar 123/2006, ou Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE). O prefeito e sua vice, juntamente com os vereadores Maziero, Tabalipa e Macedo foram muito receptivos com a equipe de consultores. Sob a orientação do técnico Tadeu Rio, da sede do Sebrae, conheceram os benefícios que os empreendedores de Vilhena passam a ter com o apoio dos consultores. O programa vai até novembro e continuará seu trabalho de consultoria de municipalização das políticas de desenvolvimento da Lei Geral, com foco nos quatro principais eixos de atuação: a sala do empreendedor; os atores de desenvolvimento, que são os Agentes de Desenvolvimento (AD); as compras públicas e a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Localização de Empresas e Negócios (Redesim).
A sala do empreendedor em Vilhena é conhecida como a Casa do Empreendedor, lá trabalham a AD Rita Marta Correia e mais duas assistentes que oferecem soluções aos empreendedores com apoio do Sebrae. Nesse espaço também funciona o Banco do Povo, Associação Crédito Cidadão (Acrecid), para facilitar o acesso dos empreendedores aos serviços financeiros. As compras públicas são de interesse para o desenvolvimento do município. Quando o poder público compra dos empresários locais o dinheiro gira no próprio município, com esse tipo de aquisição, os recursos deixam de ser aplicados em outras praças. Quanto à desburocratização, Vilhena já dispõe da Redesim, o que facilita a abertura de novos negócios.
Saiba mais sobre políticas públicas e outras ações acessando sebrae.ro. Você também pode se relacionar com o Sebrae em Rondônia pelo 0800 570 0800 e pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 e ainda pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, nas redes sociais do Sebrae RO.
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)