Segunda-feira, 15 de outubro de 2018 - 08h58
O público-alvo das oficinas do Sei são microempreendedores individuais. Oficinas também podem ser feitas a distância.
Com o alto índice de desemprego no Brasil, o número de pessoas abrindo pequenos negócios aumentou. Cerca de seis novos microempreendedores individuais procuram o ponto de atendimento do Sebrae em Guajará-Mirim (RO) todos os dias. Assim, tem aumentado também o número de MEIs que procuram oficinas do Sei, oferecidas pelo Sebrae, e que dão oportunidade aos profissionais melhorarem a gestão empresarial.
“Quando decidem abrir o negócio, as pessoas já são boas no que fazem, mas precisam melhorar a gestão empresarial. Quem já é microempreendedor individual tem a oportunidade de conhecer mais sobre assuntos específicos de acordo com a necessidade que enfrenta”, explica a analista técnica do Sebrae Adriana Duarte.
Segundo ela, o retorno tem sido positivo. “Uma oficina muito procurada é a Sei Controlar Meu Dinheiro, que trata de um tópico muito importante para o sucesso do negócio: saber para onde vai o dinheiro, se está comprando muito, e saber também diferenciar o dinheiro pessoal do dinheiro profissional”, enfatiza.
Em 2018 cerca de 60 microempreendedores individuais participaram das oficinas no ponto de atendimento de Guajará-Mirim. Mas o Sebrae oferece também a opção do MEI fazer o curso à distância. A inscrição e todas as oficinas são ministradas através do portal www.sebrae.com.br/ead
Para mais informações sobre a atuação do Sebrae em Rondônia, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 080 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130-5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.
Algumas oficinas SEI:
- Sei Vender: oficina mostra como o marketing voltado para vendas pode valorizar o produto e o serviço, e ensina o empresário a colocá-lo em prática.
- Sei Comprar: pode-se oferecer negócios mais vantajosos aos clientes, sem prejudicar a lucratividade, e em muitos casos aumentando
- Sei Planejar: oficina ressalta a importância do planejamento e mostra na prática os resultados que isso pode trazer ao empresário.
- Sei Controlar Meu Dinheiro: oficina mostra ao empresário como separar suas finanças pessoais da empresa e ajuda a entender o fluxo financeiro do negócio.
- Sei Formar Preço: oficina desmistifica os custos e gastos de uma empresa e ajuda o empresário a formar de maneira correta o preço de venda de produtos ou serviços.
- Sei Inovar: esta oficina tem por objetivo fazer o participante compreender o que é inovação e a importância de implementá-la em seu negócio, segundo as etapas para explorar possibilidades e produzir resultados satisfatórios.
Oficinas com outros temas, voltados para as necessidades de cada pequeno negócio, também são oferecidas.
Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de
CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste
Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da
Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho
Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de