Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

OAB acompanha investigação da morte de advogado


A seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil está na expectativa de que nos próximos dias a Polícia Civil deva anunciar a prisão dos acusados do assassinato do advogado Luiz Meneses de Bezerra, executado a tiros dentro de um comércio local, depois de ter sido seguido pelas ruas de Guajará-Mirim, no comecinho da noite do dia 1º deste mês. Nesta terça-feira, o presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, esteve em Guajará para conversar com as autoridades policiais encarregadas da apuração do caso, reunir-se com os advogados da Subseção e levar solidariedade aos familiares.

Depois de conversar com um dos delegados da Delegacia Regional da Polícia Civil de Guajará-Mirim, Hélio falou, em entrevista aos meios de comunicação, que acredita no trabalho da polícia e, pelo que tem conversado com o delegado que preside o inquérito é possível que em breve sejam apresentados os acusados pelo assassinato. “Entendo a apreensão dos familiares, amigos da família e dos colegas advogados quanto à demora para o esclarecimento do caso, mas não podemos deixar de hipotecar apoio à polícia no trabalho de apuração”, acentuou.

Ele disse ser lamentável a perda de um colega advogado muito querido da sociedade e um importante colaborador da OAB, tendo assumido a presidência da subseção e atuado como conselheiro estadual no período de 2001 a 2003. “Luis era um exemplar pai de família e um advogado honesto e franco, tanto no trato com sua clientela, quanto no relacionamento com os colegas. Deixou uma lacuna a ser preenchida aqui em Guajará”, destacou Hélio, acrescentando que o Conselho Seccional da OAB fará um minuto de silêncio na sua reunião desta sexta-feira, 16, como forma de homenagear Luis Meneses e também de dizer que esse crime não pode cair no esquecimento.
 

Reunião e convênio

Em Guajará-Mirim junto com o diretor-tesoureiro da OAB Rondônia, Laércio Batista de Lima, com o conselheiro Daian Saraiva, o presidente da Subseção, José Antônio Barbosa, e vários advogados que militam na Comarca, Hélio Vieira conversou com o delegado Milton Santana, da Polícia civil, esteve no fórum com o juiz Bruno Sérgio de Menezes Darwich e assinou, junto a Vara do Trabalho daquela Comarca, convênio para implantação do escritório corporativo que tem como objetivo a presença do advogado em todas as reclamações trabalhistas. Hélio Vieira explica que, a partir da instituição do escritório corporativo, todo cidadão que procura a Justiça do Trabalho passa a ser acompanhado por um advogado e que isso tem resultado em maior celeridade processual, evita que o trabalhador deixe de postular todos os seus direitos e amplia a segurança jurídica das decisões.

Ao falar sobre a instalação do escritório corporativo, a juiz titular da Vara do Trabalho de Gujará-Mirim, Cândida Maria Ferreira Xavier, corroborou as palavras do presidente da OAB, acrescentando que muitas vezes o trabalhador requer apenas o salário que o empregador deixou de pagar, não se atentando para outras verbas a que tem direito. “Fica mais producente realizar audiência com a participação do advogado e o trabalhador tem uma melhor assistência”, reconheceu Cândida.

Antes de retornar a porto Velho, o presidente da OAB Rondônia reuniu-se em almoço com aproximadamente 18 advogados para comunicar sobre os trabalhos que a entidade vem desenvolvendo e visitou a seção local da Justiça Federal.

Fonte: OAB-RO

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)