Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

OAB capacita advogados no peticionamento eletrônico


O novo sistema de peticionamento será implantado dia 18 em Ji-Paraná e no início de dezembro nas Varas do Trabalho de Rolim de Moura e São Miguel do Guaporé

Dando continuidade a proposta de garantir a inclusão digital dos advogados e a capacitação no peticionamento eletrônico, em função da implantação desse novo sistema nas Varas do Trabalho de Rondônia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), dá início a um novo ciclo de treinamentos do Peticionamento Judicial Eletrônico (PJe-JT) no próximo dia 19 de novembro.

Desta vez o treinamento acontece em Rolim de Moura (dia 19) Ji-Paraná (dia 20) e Porto Velho (dia 21), conforme calendário ao final.

Para ministrar os treinamentos, a renomada advogada Ana Amélia Menna Barreto, Diretora da Inclusão Digital da OAB/RJ e uma das formadoras dos multiplicadores do PJe junto ao Conselho Federal da OAB (CFOAB). A vinda de Ana Amélia conta com o apoio do Conselho Federal, por meio da Escola Nacional de Advocacia (ENA), da Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação do CFOAB.

A especialista é reconhecida pela forma como se aprofundou no PJe e pelo estudo que faz do sistema em vários locais do país. Ana Amélia traz consigo uma vasta experiência do sistema, até porque o PJe foi implantando há mais de um ano no Rio de Janeiro, o que lhe garante conhecer muitos mecanismos e formas de lhe dar com o programa.

A palestrante vai mostrar de forma didática como funciona o sistema, suas ferramentas, passará uma série de dicas e vai indicar os canais disponíveis aos advogados para tirar dúvidas. Ela ainda destaca que a vinda a Rondônia será importantes para colher as demandas da região e trocar experiências.

Também estarão presentes durante os treinamentos nas Subseções e na Seccional, o Coordenador de Certificação Digital do PJe junto ao Conselho Federal da OAB, João Luiz Chaves Couto.

Vale ressaltar que o PJe-JT será implantando em Ji-Paraná nesta segunda-feira (18) e em Rolim de Moura e São Miguel do Guaporé no início de dezembro. “Portanto os advogados da região não podem perder essa oportunidade de conhecer melhor o sistema e suas nuances, para que possam dar continuidade a função precípua de garantir o acesso dos cidadãos em buscar os seus direitos”, declarou o Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

Andrey Cavalcante reforça o convite para a advocacia que prestigie os treinamentos com essa grande oportunidade que a Seccional oferece a classe e complementa: “a escolha das Subseções de Rolim de Moura e Ji-Paraná para receber a renomada palestrante são frutos de pleitos das Diretorias das duas Subseções que objetivam capacitar e preparar os profissionais da região para esse novo sistema”. O Outro motivo é a implantação do PJe em Ji-Paraná nesta segunda-feira(18) e em Rolim de Moura no início de dezembro.

Implantação do PJe-JT

Em Rondônia o PJe já foi implantada em algumas Varas da Justiça do Trabalho em Rondônia, entre elas todas as unidades de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Cacoal, Vilhena e no dia 18 inicia em Ji-Paraná. O TRT- 14 ainda prevê instalar nos dias 09 e 10 de dezembro o PJe em São Miguel do Guaporé e Rolim de Moura.

Além da Justiça do Trabalho, outras unidades do Judiciário Brasileiro devem adotar o PJe como forma de utilizarem um sistema único de peticionamento eletrônico no país. Portanto a necessidade de preparar os profissionais para essa tecnologia.

Certificação digital e doação de tokens

Na mesma oportunidade dos treinamentos acontece ainda a certificação digital e a doação de tokens, por meio da caravana itinerante OAB/CAARO nos locais do treinamento – Rolim de Moura, Ji-Paraná e Porto Velho. A caravana também fará da a certificação digital no dia 18 de novembro na Subseção da OAB de Jaru. Com a doação de tokens, a OAB promove uma economia de cerca de R$ 220 aos advogados que adquirem o certificado digital.
 

Programação dos treinamentos

Rolim de Moura
 

Dia 19 de novembro

Turma única das 14h às 17h

Local: Sede da Subseção
Vagas: 50

Ji-Paraná
 

Dia 20 de novembro

Turma única das 14h às 17h

Local: Sede da Subseção

Vagas: 50

Porto Velho
 

Dia 21 de novembro

Turma manhã: das 9h às 11h

Turma tarde: das 15 às 17h

Total de vagas: 100

Inscrições:

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), com Roberto Matias, pelos telefones 3217.4213, na sede das Subseções em que haverá o treinamento ou ainda acessando o site da OAB/RO ( www.oab-ro.org.br) no ícone “Cursos e Eventos”.

Fonte: Eficaz

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer

Porto Velho implementa lei para garantir inclusão de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente profissional

Porto Velho implementa lei para garantir inclusão de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente profissional

A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)