Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Operação da Justiça faz triagem em Jaru e Cerejeiras



A Mega Operação Justiça Rápida Itinerante, do Poder Judiciário de Rondônia, inicia hoje, em mais uma comarca, a triagem dos conflitos de menor potencial que podem ser resolvidos de maneira mais rápida. Em Cerejeiras, na região sul do Estado, o serviço de seleção das reclamações das pessoas da comunidade serão recebidas de hoje, 16, até a próxima sexta-feira, 19; mesmo dia em que ocorre a triagem na comarca de Jaru. Em ambas as comarcas as audiências estão agendadas para o dia 3 de dezembro.

De acordo com a juíza coordenadora da operação em Cerejeiras, Márcia Regina Gomes Serafim, tanto as audiências quanto a triagem serão realizadas no fórum da cidade, na avenida das Nações, no centro. O início do atendimento ao público será às 9h. Já em Jaru, conforme informação do juiz que coordena a operação do Judiciário no município, Elsi Antônio Dalla Riva, o atendimento no dia 19/11 para a coleta de reclamações será das 8h às 13h e das 14h às 18h, no Fórum Ministro Victor Nunes Leal, na rua Raimundo Cantanhede, 1080, no Setor 2 do município.

As pessoas interessadas em procurar a Justiça para resolver conflitos devem ir aos fóruns dessas comarcas de posse dos documentos pessoais, como RG e CPF, comprovante de residência e outros documentos que comprovem o direito que será reclamado.


Competência

Por meio da Mega Operação Justiça Rápida Itinerante são resolvidos casos de Direito de Família: Conversão de Separação Judicial em Divórcio, Divórcio Imediato (Emenda Constitucional 66/2010), Pensão Alimentícia, Execução de Pensão Alimentícia, Revisão e Exoneração de Pensão Alimentícia, Oferta de Alimentos, Reconhecimento de Paternidade, Justificação de União Estável, Restabelecimento de Sociedade Conjugal, Dissolução de Sociedade de Fato e Guarda entre Pais (Poder Familiar).

E outros mais simples, como a Justificação de Registro Tardio de Nascimento, Mudança no Registro Civil por erro gráfico, nome ridículo ou vexatório, inclusão/retificação de filiação e descendência/ascendência genealógica;

Enquadram-se ainda a reintegração de Posse, Rescisão/Revisão Contratual, Obrigação de Fazer/Não Fazer/Dar (Cumprimento Contratual ou Reparação de Danos), Reparação de Danos Decorrentes de Acidente de Trânsito, Cobrança de Aluguéis, Cobranças e Execuções em geral (cheques, promissórias, "notas de venda", "dívidas de caderneta de taberna"), Questões de Direito do Consumidor (aparelhos defeituosos, telefonia, faturas de energia elétrica, água e telefone). Há ainda competência para instruir e julgar delitos de menor potencial ofensivo, com pena até 02 anos de detenção.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Defesa Civil monitora ponte sobre o rio Madeira após colisão de embarcação

Defesa Civil monitora ponte sobre o rio Madeira após colisão de embarcação

A Defesa Civil de Porto Velho realizou monitoramento, nesta quinta-feira (6), na ponte sobre o rio Madeira, na BR-319, após a colisão de uma embarcaçã

“Diálogos Municipalistas” : o fortalecimento da gestão pública municipal

“Diálogos Municipalistas” : o fortalecimento da gestão pública municipal

Nos dias 11 e 12 de março, ocorrerá o evento Diálogos Municipalistas, um grande encontro com todos os prefeitos de Rondônia, com o objetivo de conec

Prefeitura inova na limpeza das ruas durante o carnaval de Porto Velho

Prefeitura inova na limpeza das ruas durante o carnaval de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho implementou uma ação inédita de limpeza urbana durante o carnaval deste ano, garantindo que as ruas da cidade permaneçam l

Prefeito Affonso Cândido sanciona o projeto do Avança Ji-Paraná

Prefeito Affonso Cândido sanciona o projeto do Avança Ji-Paraná

O prefeito Affonso Cândido (PL) sancionou, na terça-feira (28), o projeto de lei que cria o Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de

Gente de Opinião Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)