Quinta-feira, 18 de julho de 2019 - 13h31
O Centro de Estudos Budistas e Bodsativa de Porto Velho, pela primeira vez está trazendo à capital para um ciclo de atividades o historiador Fernando Leão, que num tom descontraído conversará com os participantes sobre a filosofia budista e sua história.
Para facilitar a compreensão, a palestra está dividida em dois painéis, o primeiro a ser realizado no dia 31, é denominada História do Budismo 1 e é uma apresentação do budismo a partir da vida de seu precursor, o príncipe Siddhartha Gautama e sua morte 80 anos depois, construindo um diálogo entre os textos canônicos e a contribuição da história na arqueologia.
O segundo painel História do Budismo 2, agendado para o dia 01º de agosto, tratará da expansão do pensamento budista para o Oriente e sua chegada ao Tibete, 1300 anos após a morte de Buda. As condições políticas e religiosas e sua estruturação na sociedade.
Para a comunidade budista de Porto Velho esse é um momento ímpar e é com alegria que eles abrem as portas do Centro de Estudo Budistas e Bodisatvas de Porto Velho para todos aqueles, que mesmo não budistas, têm interesse ou conexão com a filosofia budista e a cultura de paz. Um vez que o Budismo dialóga com várias tradições e prega uma cultura de paz e harmonia universal.
Sobre o palestrante
Fernando Leão é historiador e vem atuando na educação nos últimos 30 anos. É vice-presidente do Instituto Caminho do Meio, entidade social que é gestora das escolas Caminho do Meio em Viamão (RS) e Vila Verde em Alto Paraíso de Goiás, tendo sido diretor pedagógico desta última até o ano de 2018. A Escola Vila Verde (EVV) ganhou, em 2015, o prêmio Ashoka de Inovação. Sua sustentação pedagógica se dá a partir de um tripé: a Pedagogia de Projetos desenvolvida pelo filósofo Jonh Dewey; a preocupação com o meio ambiente a partir das observações de Fritjof Capra; e o olhar para o mundo interno inspirado no ensinamento budista.
Também faz parte da Comunidade Ativadora do Programa Escolas Transformadoras desde 2015 e é coautor de dois livros: O ser e o agir transformador - Para mudar a conversa sobre educação. E Criatividade: Mudar a educação e transformar o mundo. Também é aluno do Lama Padma Samten há 15 anos e tutor do programa de facilitadores do CEBB - Centro de Estudos Budistas Bodisatva.
Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama
Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade
Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv
Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p
Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem